O Teatro Manauara recebeu, na noite desta quarta-feira, 21, o XX Encontro de Administração do Amazonas. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e Instituições de Ensino Superior do Amazonas, discute a temática “Passado, Presente e Futuro: uma viagem no Multiverso da Administração”.
O Encontro busca apresentar os diversos “universos” em que a Administração está inserida, fazendo uma ligação com a trajetória dos 50 anos do CRA-AM e edições anteriores do evento. Segundo o presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, este é o maior encontro de Administração do Amazonas, criado para comemorar o Dia do Profissional de Administração, celebrado no dia 9 de setembro.
Nesta edição, o evento acontece de forma presencial on-line. Esta última modalidade permitiu alcançar um número maior de participantes. “Reunimos virtualmente mais de dois mil inscritos, de todos os estados do Brasil, de países como Inglaterra e Portugal. Mas o principal foi atingir nossos colegas do interior do estado”, disse Aniceto na abertura do evento.
Em seu discurso, o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, o Encontro de Administração do Amazonas é um evento consagrado na agenda amazonense. O administrador ressaltou, ainda, que o Encontro ousa exponencialmente e disruptivamente ao propor uma reflexão sobre o passado, o presente, o futuro e o multiverso na administração.
“A disruptividade zera e apaga todo o passado e tudo acaba perdendo o sentido. A gente não pode só aprender a aprender: temos que aprender a desaprender. E o Encontro traz uma oportunidade singular de discutir um fato que não nos pertence, que é o futuro. Esse é um exercício mental importante para que a gente internalize essas novas realidades”, explicou.
Mauro voltou a alertar para as vagas no mercado de trabalho na área da Administração que não são preenchidas. “Não faltam candidatos, mas o perfil formativo deles não está em consonância com a demanda atual do mundo do trabalho”, afirmou.
Com o metaverso, Mauro adiantou que essa realidade vai mudar o exercício profissional e o mundo dos negócio e, sobretudo, as universidades. “É urgente rever radicalmente toda a lógica pedagógica”, comentou.
Ao final, o presidente do CFA disse que, enquanto eles discutem as questões atinentes ao metaverso, milhões de pessoas estão passando fome e ainda não têm acesso a internet. “A sociedade está cada vez mais belicosa, triste e pobre. Nós da Administração temos que analisar esses cenários de forma eclética e holística. Podemos fazer uma sociedade mais justa e igualitária por meio da Administração”, defendeu Mauro.
O XX Encontro de Administração do Amazonas terminou hoje, 22 de setembro. Foram dois dias visitando alguns “universos” como metaverso, gamificação e marketing. Os assuntos foram conduzidos por renomados profissionais do país como o CEO da Hashtag Digital e School – Cristiomar Silva, a especialista em Gamificação e Dra. Admª. Nayra Karinne, a Adm.ª Cláudia Stadtlober, Diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, o Adm. Carbio Almeida Waqued, Presidente da Rede Goiana de Inovação, o fundador da Ô Amazon Air Water Cal Gonçalves Júnior, além do Adm. Mauro Kreuz, presidente do CFA.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA