As Prefeituras de Palmas, em Tocantins, e Porto Seguro, na Bahia, fecharam acordo de cooperação técnica e institucional com o Conselho Federal de Administração (CFA), e passaram a adotar o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).
Em Tocantins, a parceria foi firmada durante a Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs realizada no município, em julho deste ano. Na ocasião, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, esteve presente na solenidade junto ao presidente da autarquia, Wagner Siqueira.
“É uma contribuição sem nenhum ônus para cidades como Palmas que desejam aprimorar e diagnosticar como vai seu sistema de saneamento, não sob uma perspectiva de engenharia, mas de gestão”, afirmou o líder da autarquia.
Para Cinthia Ribeiro, Palmas é a primeira capital do País a universalizar a coleta e tratamento de esgoto. “Também por isso vale a pena investir ainda mais em aprimorar números e gestão. Trabalhar com sustentabilidade é totalmente apropriado para o século XXI e tratar isso de forma cuidadosa tem sido algo interessantíssimo pela plataforma e pelo CFA que disponibiliza isso”, acrescentou.
Seguindo a mesma linha, com o objetivo de melhorar a eficiência e realizar um diagnóstico da situação dos serviços municipais de abastecimento de água e esgotos, a prefeitura de Porto Seguro também decidiu trabalhar com o Sistema CFA-Gesae. O acordo foi firmado, em setembro, entre o presidente do CFA, o presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), Roberto Ibrahim Uehbe e a prefeita do município, Cláudia Silva Santos Oliveira. Uehbe.
A consultoria gratuita oferecida pelo CFA fará a avaliação do sistema de saneamento do municípios, além de capacitar técnicos encarregados de atividades inerentes à gestão de serviços municipais de saneamento. A expectativa é de que o relatório final do CFA-Gesae ajude na avaliação e gestão de perdas, da tarifa e até de novos investimentos.
Assessoria de Comunicação CFA