É preciso se adaptar. Essa foi a constatação unânime entre os painelistas da mesa “IA na logística: sua empregabilidade está ameaçada?”, no 5º CRA Jovem. O terceiro painel abordou como os profissionais do setor de logística devem se preparar para as mudanças e garantir seu espaço nesse mercado em transformação.
O evento aconteceu no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, Ceará, nesta sexta-feira (25).
Conforme destacou a mediadora da mesa, Yoka Yamamoto, a IA já está em muitos processos de logística, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de alguns trabalhos no setor. Um exemplo prático é a notificação de rastreio das compras feitas online.
Segundo a empresária do segmento de consultoria empresarial e de projetos de infraestrutura de Logística, Transporte Multimodal e Mobilidade Urbana, quando se trata de empregabilidade, a perspectiva é que a automação dos processos seja cada vez maior no futuro, afetando os mais despreparados.
“Aqueles que não estiverem atualizados podem ser atropelados pela IA. No entanto, o que temos de melhor, a capacidade de planejamento e estratégia, poderá ser aproveitado para comandar essa ferramenta naquilo de que não somos capazes”, avaliou.
Para Igor Pontes, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Companhia Porto Piauí, os principais impactos das ferramentas de Inteligência Artificial serão na mão de obra.
“Entendemos que o administrador tem a capacidade multifuncional de se readaptar, e na era das IAs, essa será mais uma dessas necessidades. Essas ferramentas estão aí para nós convivermos com elas. Serão um braço importante na busca pela eficiência”, afirmou.
Além de estar preparado para uma nova realidade, o diretor de Gestão, Administrativo e Financeiro dos Portos RS – Autoridade Portuária do Rio Grande do Sul, João Alberto Jr., destacou que os líderes devem saber dominar as pessoas e novos processos.
“O profissional precisará ser líder de mudanças, e a convocação que fica é que possamos evoluir com a tecnologia, e continuar estudando para não perdermos os nossos espaços dos profissionais”, finalizou.
Relato de experiência

O 5º CRA Jovem seguiu durante a tarde, com o relato de experiência de vida “Meu Sonho Inegociável”, do bacharel em direito e gestão de empresas, com experiência administrativa e jurídica, João Paulo Nascimento Araujo.

