No momento, você está visualizando Os servidores do DF que brilharam e ganharam o Prêmio CFA Guerreiro Ramos

Os servidores do DF que brilharam e ganharam o Prêmio CFA Guerreiro Ramos

Na noite de terça-feira (8), o Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) fez a cerimônia de entrega do Prêmio CFA Guerreiro Ramos, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O evento foi realizado no plenário do CRA-DF, e os servidores da Secretaria de Saúde (SES), conquistaram o 3° lugar na categoria de práticas inovadoras.

Os ganhadores Guilherme Carvalho e Marcelo Neves são autores do projeto vencedor, chamado “A Utilização das Informações de Custos das Unidades de Saúde como Subsídio para a Tomada de Decisão Estratégica na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal: O Relatório Gerencial Quadrimestral de Custos (RGQC)”.

O trabalho teve sua criação com base na necessidade de disponibilizar os dados de custos, para os gestores das unidades de saúde. Para que as decisões possam ser tomadas, com as informações em mãos, de forma que melhore a eficiência das unidades. É feita uma apuração dos custos das unidades de saúde quadrimestralmente, que depois é disponibilizado nas regiões de saúde do DF.

“É importante destacar que a SES-DF aderiu ao PNGC desde o início e teve algumas de suas unidades hospitalares como pilotos para o programa. Desde então, avançamos na implementação da gestão de custos em cerca de 200 unidades de saúde, incluindo hospitais, unidades básicas de saúde e policlínicas, com os custos registrados no sistema APURASUS do Ministério da Saúde.” citou Marcelo Neves.

Guilherme Mota Carvalho, administrador que atua na Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans), já foi premiado em 2022 (sob a edição de 2021) na mesma categoria de “Práticas Inovadoras” mas com o trabalho “Acordo de Gestão Local das Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal – Implantação da gestão por resultados na atenção primária da Secretaria de Estado”. Guilherme afirma que foi emocionante e gratificante ganhar as duas premiações, tanto com o prêmio referente ao ano de 2021 quanto esse na edição de 2023.

“Então ser reconhecido pelos dois processos de trabalho que estou inserido na SES foi como uma validação que estamos no caminho certo, plantando sementes de uma gestão mais profissional e eficiente no SUS.” contou Guilherme Carvalho.

Já para Marcelo de Jesus Neves, colega de Guilherme, que também é administrador na Suplans, foi sua primeira vez ganhando o Prêmio CFA Guerreiro Ramos. Declarou que o prêmio é muito motivador, valorizando o profissional de administração dentro da organização pública. Cita que essa oportunidade agrega valores na prestação de serviços aos usuários.

A administradora do SES-DF, Mabele Varonilia Roque, agora coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento dentro do SES-DF, também estava presente na cerimônia e palestrou sobre “As tendências de inovação e a transversalidade da gestão de pessoas”. Abordando as tendências emergentes no mercado e destacando ‘a importância da gestão de pessoas como um elemento transversal fundamental para se obter uma equipe diversa, engajada e promovendo resultados estratégicos’.

Mabele Roque recebeu o prêmio Guerreiro Ramos, junto de Guilherme Carvalho, em 2022. Foi gestora dos dois ganhadores do prêmio, enquanto esteve na Diretoria e Gestão Regionalizada. Ainda declarou que foi de extrema emoção ver o trabalho excepcional de seus colegas ser reconhecido e premiado, que realizaram ‘um trabalho de qualidade para o SUS’.

“Este reconhecimento não apenas valoriza nossa trajetória, mas também destaca o papel vital dos Administradores na busca por experiências exitosas para a Administração Pública.” afirmou em relação ao prêmio.

Também falaram sobre a importância do prêmio, citando a valorização e o reconhecimento como características que mostram o porquê do prêmio, promovido pelo CFA, ser tão apreciado. Além de impactar positivamente na sociedade, ao proporcionar as contribuições geradas pelos profissionais.

“Entendo que o prêmio Guerreiro Ramos promove o reconhecimento do valor do profissional de administração na Gestão Pública. Ao premiar práticas inovadoras  estimula que nós administradores, do serviço público, voltemos o olhar para inovar, sermos criativos, e superar as barreiras burocráticas inerentes da administração pública. Então sentir meu trabalho valorizado pelo meu conselho me dá muito orgulho da profissão que escolhi.”, declarou Guilherme.

É esperado que o CFA continue promovendo os ideais da inovação, para que melhorias possam ser implementadas.

“Espero que isso possa resultar em uma melhoria na prestação de serviços aos usuários. Quanto ao prêmio, espero que o prêmio motive outros colegas a compartilharem casos de sucesso, dos quais acredito haver muitos. Também pretendo inscrever mais iniciativas de compartilhamento, com a esperança de ser premiado novamente.” finalizou Marcelo.

E sobre as expectativas profissionais, existe a ansiedade por causa das mudanças tecnológicas mas com os estímulos proporcionados pelo CFA, é de grande consciência que os papéis desempenhados pelos administradores são necessários. E os administradores entrevistados continuam a desenvolver projetos, querendo transformar o mercado com ideias e práticas inovadoras.

“E ano que vem, quem sabe, não aparecemos novamente nos finalistas da premiação?” falou Mabele, motivada.

 

Ana Clara de Lima

Estagiária de jornalismo, sob supervisão.

Assessoria de Comunicação CFA