No momento, você está visualizando Os rumos da gestão condominial no Brasil foram tema de debate no XIX Fórum Internacional de Administração

Os rumos da gestão condominial no Brasil foram tema de debate no XIX Fórum Internacional de Administração

O crescimento acelerado das cidades brasileiras tem impulsionado um fenômeno cada vez mais presente no cotidiano urbano: a verticalização. Para discutir como esse movimento impacta a governança dos condomínios e quais competências são essenciais para uma gestão moderna, eficiente e alinhada às necessidades dos moradores, o XIX Fórum Internacional de Administração promoveu o painel “Cidades verticais, desafios horizontais: o futuro da gestão Ccndominial”.

A mediação ficou a cargo do conselheiro federal, diretor da CEP/CFA e coordenador da CEAC/CFA, Adm. Inácio Guedes, que destacou o papel estratégico da Administração na organização de ambientes coletivos cada vez mais complexos. Guedes ressaltou que os condomínios deixaram de ser simples moradias para se tornarem verdadeiros ecossistemas, exigindo planejamento, liderança, visão sistêmica e profissionalização das práticas administrativas.

O debate contou com dois especialistas que trouxeram experiências complementares. O advogado e consultor jurídico Cristiano de Souza abordou os principais desafios legais da gestão condominial, enfatizando a importância da conformidade jurídica, da prevenção de conflitos e da adoção de políticas claras de governança. Segundo ele, o síndico contemporâneo precisa dominar não apenas a legislação, mas também desenvolver habilidades de mediação e comunicação efetiva, fundamentais para garantir a harmonia entre os moradores.

Além disso, Cristiano resslatou a importância de o síndico profissional ser Administrador. “O fato de você não ter uma boa manutenção, o fato de vocês vão ter um bom controle de inadimplência, o fato de você, de repente, não ter um controle dos seus funcionários e da sua folha de pagamento. É uma área multidisciplinar e no nosso no nosso ordenamento jurídico , o administrador é o único que está preparado para isso não existe outra profissão”, destacou.

Já o síndico profissional Adm. Thacio Leonardo compartilhou vivências práticas do dia a dia condominial, apontando que a profissionalização da função é um movimento irreversível. Em sua fala, destacou a necessidade de ferramentas de gestão, indicadores de desempenho e uso de tecnologia para otimizar processos, ampliar a transparência e reforçar a relação de confiança entre a administração e os condôminos. Para Thacio, “gestão condominial eficiente é aquela que resolve problemas, antecipa necessidades e cria valor para todos”.

O painel evidenciou que a verticalização das cidades traz oportunidades, mas também exige novas abordagens administrativas, jurídicas e tecnológicas. Ao reunir especialistas com visões complementares, o XIX FIA reforça a importância de debater temas emergentes que impactam diretamente a qualidade de vida nas cidades e o papel central da Administração na construção de ambientes coletivos sustentáveis, seguros e bem geridos.

 

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA