Você está visualizando atualmente O que o administrador administra?

O que o administrador administra?

Por Daniel Queiroz

Umas das maiores preocupações de todas as profissões é o mercado de trabalho; nesse ponto; o profissional de administração tem de sobra. A maior responsabilidade desse profissional é gerenciar os recursos da empresa da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, deve garantir que os objetivos previamente definidos serão cumpridos, ou investigar o que impede isso de acontecer. Para isso, deve dominar as funções básicas da profissão, que se desenvolvem em quatro frentes: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejar significa definir os objetivos e traçar de que forma se pretende alcançá-los. É a hora de estabelecer as bases de tudo que a instituição irá realizar a seguir. Sabendo onde se quer chegar, e de que jeito, é hora de preparar a estrutura para tornar isto possível. Organizar consiste em encontrar os recursos, materiais e de pessoal, que permitam à empresa realizar sua atividade com eficiência.

Com tudo no lugar, ainda é necessário cuidado para manter o trem nos trilhos. Nesse momento, o administrador deve saber trabalhar com sua equipe, deixando claro as tarefas e obrigações de cada um; em resumo, dirigir seus liderados.

Ao mesmo tempo, é importante saber como todos os processos aplicados estão afetando o resultado final. O controle do rendimento de cada setor é fundamental para que correções possam ser aplicadas em tempo hábil, evitando maiores erros ou desperdícios.

Possibilidades para quem faz o curso de Administração

Conhecendo essas funções, você já tem uma boa ideia de como um formando do curso de Administração pode contribuir em uma empresa. Ainda assim, vamos te ajudar. É hora de conhecer as principais áreas em que um administrador pode atuar.

Recursos Humanos

A boa execução dos planos da empresa depende de um profissional qualificado, mas também alinhado à cultura do lugar. Dessa forma, é vital que a seleção de novos funcionários consiga identificar aqueles que melhor entendam esses valores e a forma de trabalho. Existem bons motivos para escolher essa área.

O administrador voltado a RH também deverá lidar com a política de cargos e salários, definindo planos de carreira para as posições existentes na companhia. Além disso, será responsável por treinamentos e outros tipos de capacitações que possam ser oferecidas.

Administração Financeira

Outra opção para o graduado no curso de Administração é cuidar das finanças de uma instituição. Essa pessoa irá gerenciar os recursos disponíveis, de olho no planejamento realizado.

São várias as tarefas possíveis dentro da mesma colocação. Desde cuidar do orçamento e diagnósticos financeiros à análise do mercado de capital e de câmbio, passando pelas análises de crédito e risco e controladoria.

Quem se forma no curso de Administração está preparado para lidar com finanças.

Gestão Estratégica

Como você já deve ter percebido, pensar no futuro é um importante requisito para quem escolhe o curso de Administração. Mas planejar significa primeiro avaliar a sua própria situação atual. Nesse ponto, entra o gestor estratégico, preparado para identificar falhas e oportunidades.

Esse profissional deve ser capaz de ler a empresa e seu contexto para elaborar planos de ação bem detalhados, a fim de atingir as metas propostas. As decisões podem envolver projetos de melhoria, responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.

Administração de Produção e Operações

Mais acima, nós citamos o controle de desempenho como uma das funções gerais do administrador. Em algumas situações, porém, esse papel deve ser exercido por alguém dedicado exclusivamente a isso. Entra em cena o gestor da produção.

Seu principal esforço é garantir que toda a cadeia produtiva funcione perfeitamente, com qualidade e eficiência. É seu dever garantir que os insumos ou ferramentas sejam adequadamente disponibilizados e o resultado final esteja dentro dos parâmetros exigidos.

Além disso, esse gestor pode ser responsável pela pesquisa de novos produtos e serviços ou processos que contribuam para a melhor execução das operações.

Logística

A logística preocupa-se com a aquisição de matéria-prima, a estocagem tanto desta quanto do produto final, e a distribuição deste. Algumas vezes, é realizada junto com a administração de produção, porém sua preocupação estende-se a desenvolvimentos que ocorrem fora dos muros da empresa.

Portanto, o administrador desta área deve levar em conta fatores como transporte, os melhores canais de distribuição e, dependendo do setor, até mesmo condições de clima e tempo.

Marketing

Marketing é frequentemente associado à Comunicação, principalmente por sua face visível: os comerciais e grandes campanhas que encontramos na mídia. Parte importante deste trabalho, no entanto, pode ser feito por alguém que tenha um curso de Administração.

A atuação na área se dá na montagem dos objetivos a serem alcançados e na avaliação do projeto durante sua vigência. Cabe ao administrador estabelecer o público-alvo e contribuir com maneiras de gerar uma imagem positiva da empresa no mercado.

Entender o consumidor, seus desejos e como atingi-lo é parte fundamental da estratégia e uma tarefa que pode ser designada a esse profissional. Outra atribuição que também merece destaque é a identificação de oportunidades que o departamento possa explorar para o crescimento da marca.

Consultoria

Agir como consultor é uma alternativa que o administrador também pode buscar no mercado. Em linhas gerais, esse tipo de serviço envolve a análise dos processos em execução na instituição e a sugestão de melhorias ou modos de expandir o negócio.

O consultor pode tanto estar inserido no dia a dia da empresa (consultor interno) ou prestar serviços de forma autônoma (consultor externo). Cada caso tem vantagens e desvantagens, muitas vezes sendo usados em combinação.

O principal benefício do consultor para a empresa é ter alguém que possa olhar o todo sem estar diretamente envolvido com um setor específico. Dessa forma, espera-se que ele seja capaz de encontrar mecanismos para maximizar os resultados, tornando a empresa mais rentável.

Interessado em Administração?

Administração também oferece cursos profissionalizantes. De acordo com a Resolução Normativa do CFA nº 511, de 2017, o registro profissional dos egressos de cursos de educação profissional técnica de nível médio afetos à Administração é possível em três eixos distintos:

I – Eixo Gestão e Negócios

. Técnico em Administração

. Técnico em Comércio

. Técnico em Comércio Exterior

. Técnico em Condomínio

. Técnico em Cooperativismo

. Técnico em Finanças

. Técnico em Logística

. Técnico em Marketing

. Técnico em Qualidade

. Técnico em Recursos Humanos

. Técnico em Serviços Públicos

. Técnico em Transações Imobiliárias

. Técnico em Vendas

II – Eixo Militar

. Técnico em Suprimento

III – Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer

. Técnico em Agenciamento de Viagem

. Técnico em Eventos

. Técnico em Guia de Turismo

. Técnico em Hospedagem

. Técnico em Lazer

Quem escolhe o curso de Administração tem um amplo leque de possibilidades no mercado de trabalho. Além das áreas listadas aqui, alguns setores ainda apresentam demandas específicas. É o caso do administrador esportivo, hoteleiro, hospitalar, entre tantos outros.

Você também pode conferir o livro do atual Vice-Presidente do CFA, Rogério Ramos. Nele, o administrador elenca 41 áreas da Administração. Confira aqui.

Achou que uma dessas áreas tem a sua cara? Leia mais na próxima reportagem.