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Novas DCNs em Administração vão alinhar ainda mais teoria e prática

Na tarde desta segunda-feira, 15, o Conselho Federal de Administração (CFA) participou de reunião virtual com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) – Resolução CNE/CES n.º 4/2005 – voltadas à estruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Administração.

No início do encontro, o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, professor Antonio Araujo Freitas Junior, falou que as DCNs precisam focar nas habilidades e competências que o profissional de administração precisa ter e que é importantes que as instituições de ensino possam decidir como trabalhar isso nos seus cursos. “Se todos os cursos de administração forem parecidos, a empregabilidade diminui. Mas se você permite essa flexibilidade, amplia as oportunidades para os formandos”, disse.

O encontro contou com a participação da diretora de Formação Profissional do CFA, Cláudia Stadtlober. Ela elogiou a proposta das novas DCNs, mas apresentou algumas sugestões do CFA. Uma delas é sobre a prática supervisionada que, segundo ela, pode ir além a fim de “promover o alinhamento da teoria com a prática”. Nesse sentido, Cláudia defendeu que a residência profissional em administração, de caráter obrigatório, poderá oferecer mais oportunidades aos discentes. “Entendemos que, dentro de cada realidade, eles poderão ter uma imersão maior com a prática”, afirmou.

Um outro ponto destacado pela diretora do CFA é a formação por competências. Nesse caso, as faculdades deverão se organizar para atender essa realidade por meio de módulos e não mais pelas tradicionais disciplinas. “Isso amplia a visão do profissional da administração e não fica só naquele olhar nas ‘caixinhas’ e isso vai, de fato, gerar impacto na sociedade”, explicou Cláudia.

Também participaram da reunião os presidentes dos Conselhos Regional de Administração do Paraná e do Maranhão (CRA-PR/CRA-MA), Sergio Pereira Lobo e Samuel Melo Júnior, respectivamente. “A ideia é levar oportunidade e facilitar a empregabilidade dos nosso alunos”, pontuou Sérgio. Quem também defendeu um novo currículo alinhado a prática foi Samuel. “Esse estudante deveria passar o último semestre somente realizando a residência”, reforçou.

A reunião virtual contou, ainda, com a participação de representantes da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad). O próximo encontro acontecerá no dia 24 de junho para ajustar um detalhe ou outro nas novas DCNs e revisar as propostas debatidas hoje.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA