O auditório principal da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis-SC, ficou lotado na noite desta quinta-feira, 15/5. Centenas de estudantes, gestores e profissionais de Administração estiveram no local para prestigiar a abertura oficial do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (Erpa Sul).
Promovido pelos Conselhos Regionais de Administração de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), o evento teve como o tema “60 anos de Administração no Brasil: Conquistas, Desafios e o Futuro da Administração”.
Na solenidade, o presidente do CRA-PR, Adm. Gilmar Andrade, disse estar honrado em realizar o evento com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no ano do Jubileu de Diamante da Administração.
“São 60 anos da nossa profissão e isso é muito gratificante. Esse é um espaço de debate, um espaço que permite nós olharmos a nossa profissão daqui pra frente. Os caminhos que nos trouxeram até aqui não serão os mesmos que nos levarão para os próximos anos. Portanto, é o momento de repensarmos o novo contexto que se apresenta no mundo, contexto este no qual a tecnologia nos acompanha e nos empurra, no dia a dia”, discursou.
O presidente do CRA-RS, Flávio Cardoso de Abreu, também agradeceu o público e destacou: “o Brasil é um país em constante transformação e, nesse contexto, a seis décadas atrás, surge uma profissão com a missão de alavancar a realidade desse país”. Flávio também destacou os 60 anos da Administração.
“Mais que uma celebração, o Jubileu de Diamante é um convite para pensarmos o futuro dessa profissão. É um chamado para ação, para que possamos continuar fortes e essenciais para o país”, disse.
Para o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, o Jubileu de Diamante é muito mais do que um número. “Os 60 anos da nossa profissão representa resiliência, compromisso e evolução. Representa o esforço incansável de nossos conselhos regionais e do CFA para garantir as prerrogativas profissionais dos profissionais de Administração, protegendo o exercício ético, técnico e responsável da nossa profissão e assegurando seu reconhecimento em todos os setores – públicos e privados.”, destacou.
Com relação ao Erpa Sul, Leonardo destacou que o evento oferece oportunidade para compartilhar conhecimento.
“É a chance de nos reconhecermos uns nos outros como protagonistas de um tempo novo, em que a Administração é cada vez mais essencial para conduzir organizações a um futuro mais justo, eficiente e sustentável para nossos profissionais.”, enfatizou o administrador.
A solenidade foi encerrada com a fala do presidente do CRA-SC, Adm. João Luiz Merini Moser. Para ele, o Erpa Sul não é apenas um evento regional, mas um espaço de união nacional. “É um momento onde as vozes da administração dos quatro cantos do país se encontram para refletir, compartilhar experiências e construir caminhos juntos”, afirmou. Para finalizar, Moser fez um convite:
“Que este Encontro seja mais do que momentos de aprendizado. Que seja um chamado a ação, um impulso para que voltemos às nossas regiões com novas ideias, novas conexões e o mesmo propósito que nos une: fazer da administração uma ferramenta de transformação da realidade”, desejou o presidente do CRA-SC.
Ao final da solenidade de abertura, o público conferiu a apresentação cultural do grupo Abba na Viola, projeto acústico formado pelos músicos catarinenses Renato Goetten, Isamara Goetten, Bárbara Vanz e Adriano Santos. O Erpa Sul 2025 continua na sexta-feira, 16 de maio.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

