Juazeiro do Norte (CE), o maior centro de peregrinação do Nordeste brasileiro, foi a cidade escolhida para alinhamentos estratégicos da Administração neste mês de abril. E em mais um dia de trabalho no Hotel Verdes Vales, representantes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração finalizam, na manhã desta quarta-feira (09/04), uma intensa pauta de debates nas 5ª e 6ª Sessões Plenárias do CFA.
Os trabalhos foram abertos ainda na terça pelos presidentes do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino. O líder nacional da profissão destacou a importância da cidade de Juazeiro do Norte para a economia regional.
“Fazemos divisa com o Piauí, e Pernambuco e a Paraíba, no sul do Ceará. Nós somos o centro aqui do Nordeste. É uma cidade turística, recebe turistas em grande quantidade, e é um povo bom, humilde, trabalhador, orgulhoso, e um povo que está aqui recebendo a todos e a todos vocês de braços abertos”, disse Macedo.
“Esta semana, aqui é realmente a casa do Administrador. Então, nós estamos muito satisfeitos em receber todos vocês aqui na casa do nosso Padre Cícero”, saudou Cristino.
Entre os principais destaques das 5ª e 6ª Sessões Plenárias do CFA estavam projetos do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração. Retomado em 2023 pela atual gestão, o Proder segue a todo vapor apoiando as decisões e ações dos regionais, que efetivamente atendem e prestam os serviços diretamente aos profissionais de Administração.
Nas pautas deliberativas, ou seja, para tomada de decisão pelos representantes da Administração, estiveram prestação de contas do exercício vigente, acordo coletivo e questões administrativas, propostas de alterações em resoluções normativas, orçamentos, balancetes, e acordos de cooperação técnica, incluindo parcerias com o Tribunal de Contas da União, envolvendo o Instituto Sezerdello Corrêa, e com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e com a FUCS / UCS.
Também foram apresentados, de forma estratégica e com aplicabilidades e resultados durante todo o ano, os trabalhos de produção do Livro “60 anos da regulamentação da profissão de Administrador – Relatos Inspiradores”, dos Workshops de Governança nos estados, Painel Gerencial do Sistema CFA/CRAs para o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, além da importância de os Regionais também obterem a Certificação ISO.
Dados de gestão, como as métricas de comunicação, planejamento de campanhas, eventos, relatórios da Ouvidoria do CFA e avaliação e resultados da Convenção do Sistema CFA/CRAs foram outros destaques.
E claro, os trabalhos no Cariri não deixaram de fora o Jubileu de Diamante da Profissão, que completa 60 anos de regulamentação profissional no Brasil. Foram deliberados projetos, agenda de eventos e repasses de apoio financeiro.
O Cariri foi palco, ainda, da aprovação do Prêmio CFA Ailema Pucu de Administração e Empreendedorismo Feminino, mais um importante reconhecimento para as mulheres profissionais de Administração.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA