Você está visualizando atualmente IGM e Gesae são apresentados no Palácio do Planalto

IGM e Gesae são apresentados no Palácio do Planalto

Os diretores das Câmaras de Gestão Pública (CGP) e de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE) do Conselho Federal de Administração (CFA), Fábio Mendes Macêdo e Gracita Barbosa, respectivamente, se reuniram nesta segunda-feira com representantes da Secretaria Especial de Articulação Social (SEAS).

O encontro foi para apresentar o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) e o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA/Gesae) ao Governo Federal.

Desde o ano passado a autarquia vem trabalhando para uma possível parceria que ajudará na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Porém, o CFA tem se esforçado para tornar esses projetos conhecidos e evidenciar os benefícios que podem ser agregados à gestão pública e à construção de políticas sociais. Na reunião de hoje, o secretário nacional de Articulação Social, o Iury Revoredo Ribeiro, disse que o convênio pode ir além.

“A impressão foi a melhor possível. Tanto para o âmbito dos ODS, como para ser usada em todos os municípios. Temos interesse em aprofundar o debate e os encaminhamentos são os de solicitar novas reuniões, de preferência com o IGM 2.0, para podermos entender as potencialidades dos dois sistemas. O fato de ser uma ferramenta tanto de diagnóstico, como de resolução de problemas desperta o interesse da nossa secretaria e a partir disso pretendemos levar isso ao secretário-executivo e, possivelmente, ao ministro [general Santos Cruz]”, afirmou.

Pela secretaria, participaram também a diretora do Departamento com Organismos Internacionais da Secretaria Especial de Articulação Social, Giovana Dias da Costa, e a coordenadora-geral de Monitoramento de Políticas com Organismos Internacionais da Secretaria Especial de Articulação Social, Míriam Salete Barreto.

Segundo elas, o interesse do governo é oferecer uma ferramenta nacional de monitoramento que seja brasileira e valorize tecnologias desenvolvidas no país.

Um termo de cooperação bicameral será elaborado para ser apresentado nos próximos encontros que tratarão do convênio.

IGM/CFA

O Índice CFA de Governança Municipal foi apresentado pelo coordenador da CGP, Rodrigo Moura. Ele lembrou que a nova versão do índice que trará melhorias, a 2.0, deve ficar pronta em, aproximadamente, um mês.

Para o diretor da CGP, Fábio Mendes Macêdo, a iniciativa foi muito importante. “Eles gostaram tanto que já estamos marcando novas reuniões de alinhamento e talvez isso venha com uma chancela da Presidência da República para disseminarmos em todo o país. O sistema CFA/CRAs busca o fortalecimento dos profissionais de administração junto às áreas da gestão que é nossa competência por formação”, enfatizou.

CFA/Gesae

Já a ferramenta desenvolvida pelo CFA que monitora o saneamento básico no país foi apresentada pelo colaborador Ediberto Correia, membro da CEPE. Ele explicou que, apesar de os dados já estarem disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS),  a intenção foi facilitar o entendimento das informações e torna-las mais visuais e acessíveis.

“Extremamente positiva. Senti que o secretário ficou muito satisfeito com o trabalho já elaborado. É o administrador sendo protagonista da administração pública”, afirmou Gracita Barbosa, diretora da CGP.

Assessoria de Comunicação CFA