Você está visualizando atualmente IGM e Gesae são apresentados no Fórum Paraibano de Gestão Pública

IGM e Gesae são apresentados no Fórum Paraibano de Gestão Pública

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) realizou nos dias 26 e 27 de novembro, o III Fórum Paraibano de Gestão Pública, com o tema “Gestão Transformadora”. O evento contou com palestrantes que abordaram temas de governança pública, o direito fundamental ao bom governo e o desenvolvimento da Paraíba no contexto regional, nacional e mundial.

Além de palestras, O CFA apresentou o IGM/CFA e Gesae-CFA que são ferramentas criadas pelo CFA para auxiliar os governos, gestores e profissionais de administração a medirem, no caso do IGM/CFA, os níveis de governança pública. Já no Gesae visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O colaborador Ediberto Correia, membro da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos, apresentou o Sistema CFA-Gesae. Com base no sistema, ele apresentou os pontos fortes e fracos do saneamento de João Pessoa-PB. Mostrou também a situação do Estado da Paraíba e do Saneamento Nacional. Segundo ele, “quando se investe em saneamento, automaticamente, reduzem-se os gastos com saúde pública”, pontuou.

Na mesma ocasião, o colaborador da Câmara de Gestão Pública do CFA, Cassio Mattos, também apresentou o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA), e demonstrou o desempenho do índice no estado da Paraíba. Para ele, não está medindo só a eficiência, mas sim o desempenho, “se um município gasta muito em saúde mas está transferindo esse gasto em benefício da população, é o que nós iremos mostrar. Como você está sendo eficaz ou não qual a efetividade deste município dentro da saúde e de outros aspectos importantes para a sociedade. O IGM serve de alerta para os governantes municipais a auxiliar no planejamento”, concluiu.

Por meio dos indicadores, foi possível compreender o desempenho daquela localidade reforçando a importância da ferramenta de diagnóstico.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CFA