Você está visualizando atualmente Homenagens marcam as últimas reuniões plenárias do CFA

Homenagens marcam as últimas reuniões plenárias do CFA

Os 27 conselheiros federais do Conselho Federal de Administração (CFA) estão em Brasília, na sede da autarquia, para participar das últimas reuniões de 2022. Os encontros marcam, ainda, o encerramento do mandato da Gestão Compartilhada (2021-2022), que é liderada pelo presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz.

As reuniões começaram na quarta-feira, 7, pela manhã, dentro das câmaras setoriais do CFA. Na oportunidade, os conselheiros discutiram temas relativos ao setor que faz parte. No período da tarde, os diretores participaram da 10ª Reunião da Diretoria Executiva do CFA (Direx).

Durante a reunião, os diretores discutiram temas importantes como a homologação de Resoluções Normativas, analisaram a proposta orçamentária para o próximo ano, fizeram um balanço das ações realizadas no biênio, entre outros assuntos.

Momento histórico

Nesta quinta-feira, 8, os conselheiros se encontraram no CFA para participarem das últimas reuniões plenárias de 2022. Entre os destaques da pauta estava a homologação de ad referendum da Resolução Normativa CFA nº 619 que “dispõe sobre o Programa de Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs e dá outras providências”.

Agora, os Conselhos Regionais deverão criar as respectivas Unidades de Gestão de Integridade e designar servidores efetivos para o comando dos trabalhos.  Também serão realizadas ações de comunicação para esclarecer, orientar e disseminar as boas práticas entre conselheiros, servidores e colaboradores.

Um outro assunto debatido na reunião plenária foi a análise do anteprojeto de Resolução Normativa que dispõe sobre a Acreditação CFA. A proposta apresentada pela Câmara de Formação Profissional da autarquia tem a finalidade de distinguir as Instituições de Educação Superior (IES) que ofertam cursos de graduação em Administração.

“Hoje é um dia histórico para o CFA em razão desses dois assuntos que colocam a autarquia e o Sistema CFA/CRAs em um patamar muito mais elevado”, declarou o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

 

Homenagens

As reuniões ganharam um tom de despedida, pois dois terços do plenário do CFA foram renovados e os novos conselheiros tomarão posse em janeiro do próximo ano.

Aqueles que se despedem da Casa da Administração receberam diploma em reconhecimento pelos serviços prestados no biênio 2021-2022. Um dos que deixarão a autarquia é o presidente Mauro Kreuz.

O líder da Gestão Compartilhada foi homenageado pelos colegas do CFA com uma placa. Visivelmente emocionado com a surpresa, Mauro recebeu a honraria da colaboradora da autarquia, a coordenadora da Câmara de Administração e Finanças do CFA, Admª Kátia Luciane Granjeiro.

Na ocasião, Mauro agradeceu o reconhecimento e compartilhou com o plenário a mensagem gravada na placa:

“A Gestão Compartilhada rompeu com um modelo de atuação autocrática e inaugurou um novo período no CFA, focado no compartilhamento de ideias, no diálogo e na integração do Sistema CFA/CRAs. Tal missão não poderia ser confiada a outra pessoa, senão você. A sua audácia e coragem foram fundamentais para romper com o velho sistema e coibir gestões fraudulentas por meio de intervenções, o que aumentou a eficiência e o desempenho do CFA. Sem dúvidas, a sua dedicação e comprometimento pela Ciência da Administração foram fundamentais para promover a valorização do Sistema CFA/CRAs e da nossa profissão. A sua gestão fez história e o seu trabalho deixa um legado que vai inspirar os próximos que virão. O nosso sincero agradecimento pela competência, pelo profícuo trabalho e lealdade ao longo da sua gestão!”.

Mauro também foi homenageado pela Comissão Especial ADM Mulher. O presidente do CFA demonstrou gratidão pelo reconhecimento. Na placa honrosa, a Comissão agradece o apoio incondicional de Mauro pois, foi durante a Gestão Compartilhada, que a Comissão ADM Mulher foi, finalmente, instituída.

A reunião plenária continua  na manhã de sexta-feira, 9. Na pauta, o plenário da casa vai deliberar sobre temas importantes para a profissão, prestar contas das ações e iniciativas realizadas no biênio 2021-2022 e discutir alguns projetos e eventos que serão desenvolvidos no próximo ano.

Homenagem póstuma

Um dos momentos mais marcantes da reunião plenária do CFA foi a homenagem póstuma que o plenário fez para a administradora Ailema da Silva Pucú. Ela foi a primeira funcionária da autarquia e a sua história confunde-se com a história do Sistema CFA/CRAs.

Aluna do Adm. Belmiro Siqueira, Ailema sempre falava, com orgulho, da satisfação que tinha de ter vivenciado a época em que o patrono da Administração foi presidente do CFA. E ela trabalhou não só com Belmiro, mas com quase todos os Administradores que presidiram o CFA como Adm. Guilherme Quintanilha de Almeida, Adm. Luis Carlos Aires Barreira Nanan, Adm. Heroni de Assunção Jacques, Adm. Marco Antônio de Brito Carvalho, Adm. Duaran Leão Duarte, Adm. Gilmar Camargo de Almeida, Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade, Adm. Roberto Carvalho Cardoso e Adm. Sebastião Luiz de Mello.

“Estamos homenageando uma colega que trabalhou com ética, retidão e competência. A memória dela nos orgulha e, pessoalmente, sou muito grato a ela porque foi ela quem me incentivou a continuar no Sistema”, relembrou Mauro Kreuz.

A família de Dona Ailema estava presente na homenagem e coube a filha dela, a senhora Ana Maria de Jesus da Silva Pucú fazer um breve discurso. Muito emocionada, ela agradeceu o carinho de todos.

“O CFA era a segunda casa da minha mãe. Ela deixou a família muitas vezes, no final de semana, para vir ao conselho e realizar algum trabalho. Quando ela adoeceu, ela relutou muito em ser afastada porque queria estar no conselho e se preocupava o tempo todo com o CFA. Ela amava isso aqui”, disse.

Ailema foi homenageada com um busto que estará exposto na porta do plenário do CFA.




Texto: Ana Graciele Gonçalves
Vídeo CFAPlay: Rodrigo Miranda

Assessoria de Comunicação CFA