Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Federal de Administração (CFA).

Localizada junto à praça dos Tribunais Superiores, e à Catedral de Brasília, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é o centro de referência da profissão, tanto em nível nacional, quanto internacional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

Valores

Ética
Inovação
Valorização da profissão
Sustentabilidade
Transparência

Missão

Fiscalizar, valorizar e promover o exercício do profissional de Administração, contribuindo com o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

  1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

  1. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

  1. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

  1. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

  1. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Federal de Administração (CFA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), votar e alterar o Código de Ética Profissional, além de zelar pela sua fiel execução, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País. O CFA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração. Este, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA. O CFA também se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs.

O Plenário do CFA, composto por 27 Conselheiros Federais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário do CFA é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio. O CFA adota o modelo de gestão por Câmaras que se subdivide em 7 Câmaras, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. São elas a Câmara de Administração e Finanças, Câmara de Fiscalização e Registro, Câmara de Formação Profissional, Câmara de Desenvolvimento Institucional,a Câmara de Relações Internacionais e Eventos,Câmara  de Estudos e Projetos Estratégicos e Câmara de Gestão Pública compostas por 3 Conselheiros cada uma. Os integrantes das Câmaras são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos, com mandatos de 2 anos. As Câmaras elegem, dentre seus integrantes, os seus Diretor e o Vice-Diretor para exercerem mandatos de 2 anos. O CFA dispõe ainda de outros órgãos, como a Diretoria Executiva, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretores das Câmaras, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos com mandato de 2 anos de duração. Para atividades específicas são constituídas as Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem mandatos de 2 anos. Há, ainda, as Comissões Especiais e os seus integrantes são designados pelo Presidente do CFA, ouvida a Diretoria Executiva. A Assembleia de Presidentes é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema. A direção do CFA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CFA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e da Diretoria Executiva, empossar os Administradores eleitos Conselheiros Federais Efetivos e Suplentes, representar o CFA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, encaminhar à Assembleia de Presidentes a prestação de contas e o relatório de gestão do exercício anterior, dentre outras funções. O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

CONSELHEIROS FEDERAIS DO CFA 2025 / 2026

Adm. Fábio Mendes Macêdo – AC
Adm. José Ediberto Omena Júnior – AL
Admª. Clenis Siqueira de Souza de Lima  – AP
Adm. Inácio Guedes Borges – AM
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA
Adm. Leonardo José Macedo – CE
Adm. Rui Ribeiro de Araújo – DF  – Licenç
Adm. Domingos Sávio Spezia – DF
Adm. Manoel Carlos Rocha Lima – ES
Adm. Tiago Nóbrega Stival – GO
Adm. Jaylson Franklin Mendonça Nunes – MA
Admª. Keila Cardoso dos Santos Furquim  – MT
Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli – MS
Adm. Gilmar Camargo de Almeida – MG
Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA
Adm. Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa – PB
Adm. Gelson Luiz Uecker- PR
Admª. Adriana Rodrigues da Silva – PE
Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – PI
Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – RJ
Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende – RN
Adm. Sérgio José Rauber  – RS
Adm. Francisco Tavares de Melo  – RO
Adm. Emerson Clayton Arantes  – RR
Adm. Isabela Regina Fornari Muler -SC
Adm. Walter Sigollo – SP
Adm. Adelmo Santos Porto – SE
Adm.  Francisco Almeida Costa – TO

Câmara de Administração e Finanças – CAF Adm.  Francisco Almeida Costa – TO  (Diretor)
Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – PI  (Vice-Diretor): Adm. Tiago Nóbrega Stival – GO; Colaboradora: Admª. KATIA LUCIANE GRANJEIRO

Câmara de Fiscalização e Registro – CFR Adm. Sérgio José Rauber – RS (Diretor);
Admª. Keila Cardoso dos Santos Furquim – MT  (Vice-Diretora); Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA (Membro) Colaboradora:  Adm. FILIPE COELHO DE OLIVEIRA

Câmara de Formação e Educação – CFE
 Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende – RN (Diretor)
 Admª. Isabela Regina Fornari Muller – SC (Vice-Diretora);  Adm. Manoel Carlos Rocha Lima – ES (Membro); Colaboradora: Admª. SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES 

Câmara de Comunicação e Marketing – CCM Adm. Gelson Luiz Uecker – PR (Diretor)
Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli – MS (Vice-Diretor); Adm. Walter Sigollo- SP (Membro)  Colaborador:  DG. HERSON TIAGO VALE DE FREITAS

Câmara de Eventos e Promoções – CPE 
 Adm. Inácio Guedes Borges – AM  (Diretor)
Admª. Adriana Rodrigues da Silva  – PE ( Vice-Diretora) ; Adm. Adelmo Santos Porto – SE (Membro) Colaboradora: TATIANA ALMEIDA GALDEANO

Câmara de Serviços aos Registrados – CSR
 Adm. Jaylson Franklin Mendonça Nunes – MA (Diretor) Adm. Francisco Tavares de Melo – ES (Vice-Diretor) ;  Adm. José Ediberto de Omena Júnior – AL (Membro); Colaboradora: Admª. JULIANA DOS REIS CARDOSO 

Câmara de Gestão Pública – CGP Adm. Emerson Clayton Arantes – RR (Diretor)
Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – RJ (Vice-Diretor);   Admª. Clenis Siqueira de Souza Lima – AP (Membro) Colaborador: MARCELO GOMES DA SILVA

Câmara de Governança e Controle – CGC Adm. Fábio Mendes Macedo – AC (Diretor); Adm. José Ediberto de Omena Júnior – AL (Vice-Diretor); Adm. Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa  – PB (Membro) Colaborador: Adm. CASSIO DE MATTOS DIA

COMISSÃO PERMANENTE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS CRAs – CPPRODER Gestão 2025  –  Conselheiros Federais: Adm.  Gilmar Camargo de Almeida –   Coordenador,  Adm. Inácio Guedes Borges – Vice-Coordenador  e Adm. Roberto Ibrahim Uehbe e  os Presidentes de CRAs: Adm. Heráclito Mendes Junior  e   Adm.  Isis Silva de Araújo –  Coordenadora Executiva Admª. Ana Maria de Araújo Ferreira 

COMISSÃO PERMANENTE DE REGULAÇÃO – CPR BA – Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – Coordenador;  RR – Adm. Emerson Clayton Arantes  – Vice-Coordenador; SE – Adm. Adelmo Santos Porto – MembroCoordenadora Executiva: Admª. Ana Maria de Araújo Ferreira 

COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL – CPE  – Adm. Manoel Carlos Rocha Lima  – Coordenador  CRA-ES – Admª.  Isabela Regina Fornari Muller – Vice-Coordenadora CRA-SC – Adm. Jaylson Franklin Mendonça Nunes – Membro CRA-MA e os Colaboradores: Admª Júliana dos Reis Cardoso,  Marcos  Antonio Susin e Adv. Rosilane Silva Resende 

COMISSÃO PERMANENTE DE ANÁLISE DE CONTAS – CPAC  – PB – Adm.  Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa –  Coordenador  –  AP-  Admª.  Clenis Siqueira de Souza Lima-  Vice-Coordenadora   – SP – Adm. Walter Sigollo  Colaboradora:  Admª.  Katia Luciane Granjeiro.

COMISSÃO PERMANENTE  DE ÉTICA E DISCIPLINA  – CPED – Efetiva: Admª. Clenis Siqueira de Souza Lima – Coordenadora;  efetivo: Adm. Sérgio José Rauber – Vice-Coordenador;   Efetivo: Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli ; 1º Suplente: Adm. Fábio Mendes Macêdo; 2º Suplente: Adm. Tiago Nóbrega Stival; 3º Suplente:  Adm. Francisco Almeida Costa ; Colaborador:  Adm.  Filipe Coelho de Oliveira e Adv. Flávio Rios Fonseca.

COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS – CPAD  – PI – Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – Coordenador – RJ – Adm.  Francisco Carlos Santos de Jesus –  Vice-Coordenador   – RN – Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende  e o Colaborador: Hércules Ribeiro Martins.

COMISSÃO PERMANENTE DE CONDUTA INSTITUCIONAL  – SC – Admª. Isabela Regina Fornari Muller – Coordenadora – ES – Adm.  Manoel Carlos Rocha Lima –  Vice-Coordenador   – RO – Adm. Francisco Tavares de Melo  e a Colaboradora: Rosilane Silva Resende

Presidente: Adm. Leonardo José Macedo – CE
Vice-Presidente: Adm. Gilmar Camargo de Almeida – MG
Diretor da Câmara de Administração e Finanças: Francisco Almeida Costa – TO
Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro: Adm.  Sérgio José Rauber – RS
Diretor da Câmara de Formação e Educação: Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende – RN
Diretor da Câmara de Comunicação e Marketing: Adm. Gelson Luiz Uecker – PR
Diretor da Câmara de Eventos e Promoções: Adm. Inácio Guedes Borges – AM
Diretor da Câmara de Serviços e Registrados: Adm. Jaylson Franklin Mendonça Nunes – MA
Diretor da Câmara de Gestão Pública: Adm. Emerson Clayton Arantes – RR
Diretor da Câmara de  Governança e Controle: Adm. Fábio Mendes Macedo – AC

Ouvidoria do Conselho Federal de Administração é um canal direto de comunicação entre os cidadãos, especialmente as pessoas físicas e jurídicas registradas nos CRAs, e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. Foi criada em 08 de março de 2013 e seu Regulamento aprovado pela Portaria CFA nº 42, de 05 de junho de 2013. Os interessados podem encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do Conselho, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta- feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 18h). São objetivos da Ouvidoria:

  1. assegurar a participação da sociedade no Conselho Federal de Administração, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e
  2. reunir informações sobre diversos aspectos do Sistema CFA/CRAs, com o fim de contribuir para a gestão institucional.

Todas as demandas encaminhadas à Ouvidoria serão documentadas em ordem cronológica e poderão ter acompanhamento através do portal: https://sei.cfa.org.br/ouvidoria

ENDEREÇO SAUS – Quadra 1 – Bloco L – Ed. CFA – 70070-932 Fone: (61) 3218-1802
OUVIDOR Admª. Adriana Rodrigues da Silva 
EQUIPE: Aline Menezes Barroso Dias


Adm. IBANY DA CUNHA RIBEIRO

Reg. no CRA/RJ nº 01, Presidente da Junta Executiva constituída pelo Decreto nº 58.670, de 20/06/66, mandato de 22/06/1966 a 01/01/1970 .

Intervenção do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 02/01/1970 a 16/01/1977


Adm. GUILHERME QUINTANILHA DE ALMEIDA

Reg. no CRA/SP nº 07, 2º Presidente eleito, mandato de 17/01/1977 a 08/01/1987.


Adm. BELMIRO SIQUEIRA

Reg. no CRA/RJ nº 10, então Vice-Presidente eleito, em substituição, de 24/04/1986 a 29/11/1986, data de seu falecimento.


Adm. LUIZ CARLOS AIRES BARREIRA NANAN

Reg. no CRA/CE/PI nº 536, então Diretor Administrativo eleito, em substituição, de 29/11/1986 a 08/01/1987.


Adm. HERONI DE ASSUNÇÃO JACQUES

Reg. no CRA/RS nº 1334, 3º Presidente eleito, mandato de 09/01/1987 a 14/01/1988.


Adm. MARCO ANTONIO DE BRITO CARVALHO

Reg. no CRA/PA/AP nº 624, 4º Presidente eleito, mandato de 15/01/1988 a 07/01/1990.


Adm. DUARAN LEÃO DUARTE

Reg. no CRA/CE/PI nº 951, 5º Presidente eleito, mandato de 08/01/1990 a 09/01/1991.


Adm. GILMAR CAMARGO DE ALMEIDA

Reg. no CRA/MG nº 5285, 6º Presidente eleito, mandato de 10/01/1991 a 12/01/1994.


Adm. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

Reg. no CRA/RJ nº 0104720-5, 7º Presidente eleito, mandato de 13/01/1994 a 11/01/2007.


Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO

Reg. no CRA/SP nº 97, 8º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2007 a 13/01/2011


Adm. SEBASTIÃO LUIZ DE MELLO

Reg. no CRA/MS nº 13, 9º  Presidente eleito, exerceu o mandato de 14/01/2011 a 12/01/2017


Adm. WAGNER SIQUEIRA

Reg. no CRA-RJ nº 01-02903-7, 10º Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2017 a 30/12/2018


Adm. MAURO KREUZ

Reg. no CRA-SP Nº 85872, 11º Presidente eleito, exerceu o mandato de 10/01/2019 a 11/01/2023

Estrutura Administrativa: