Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Federal de Administração (CFA).
Localizada junto à praça dos Tribunais Superiores, e à Catedral de Brasília, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é o centro de referência da profissão, tanto em nível nacional, quanto internacional.
Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.
Valores
Ética
Inovação
Valorização da profissão
Sustentabilidade
Transparência
Missão
Fiscalizar, valorizar e promover o exercício do profissional de Administração, contribuindo com o desenvolvimento do país.
Visão
Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.
Filosofia
Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:
- Sociedade e Cidadania
A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.
- Macroambiente
As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.
- Conhecimento
A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.
- Profissão
A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.
- Participação
A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.
O Conselho Federal de Administração (CFA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais, julgar, em última instância, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), votar e alterar o Código de Ética Profissional, além de zelar pela sua fiel execução, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País. O CFA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração. Este, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal. Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA. O CFA também se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs.
O Plenário do CFA, composto por 27 Conselheiros Federais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário do CFA é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio. O CFA adota o modelo de gestão por Câmaras que se subdivide em 7 Câmaras, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. São elas a Câmara de Administração e Finanças, Câmara de Fiscalização e Registro, Câmara de Formação Profissional, Câmara de Desenvolvimento Institucional,a Câmara de Relações Internacionais e Eventos,Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos e Câmara de Gestão Pública compostas por 3 Conselheiros cada uma. Os integrantes das Câmaras são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos, com mandatos de 2 anos. As Câmaras elegem, dentre seus integrantes, os seus Diretor e o Vice-Diretor para exercerem mandatos de 2 anos. O CFA dispõe ainda de outros órgãos, como a Diretoria Executiva, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretores das Câmaras, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos com mandato de 2 anos de duração. Para atividades específicas são constituídas as Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem mandatos de 2 anos. Há, ainda, as Comissões Especiais e os seus integrantes são designados pelo Presidente do CFA, ouvida a Diretoria Executiva. A Assembleia de Presidentes é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema. A direção do CFA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CFA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e da Diretoria Executiva, empossar os Administradores eleitos Conselheiros Federais Efetivos e Suplentes, representar o CFA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, encaminhar à Assembleia de Presidentes a prestação de contas e o relatório de gestão do exercício anterior, dentre outras funções. O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.
CONSELHEIROS FEDERAIS DO CFA 2023 / 2023
Adm. Fábio Mendes Macêdo – AC
Admª. Jociara Márcia Silva Correia- AL
Admª. Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo – AP
Adm. Inácio Guedes Borges – AM
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA
Adm. Leonardo José Macedo – CE
Adm. Rui Ribeiro de Araújo – DF – Licença
Adm. Domingos Sávio Spezia – DF
Adm. Manoel Carlos Rocha Lima – ES
Adm. Tiago Nóbrega Stival – GO
Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante – MA
Admª. Norma Sueli Costa de Andrade – MT
Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli – MS
Adm. Gilmar Camargo de Almeida – MG
Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA
Adm. Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa – PB
Adm. Gelson Luiz Uecker- PR
Admª. Adriana Rodrigues da Silva – PE
Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – PI
Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – RJ
Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende – RN
Adm. Sérgio José Rauber – RS
Admª. Ivanilda Frazão Tolentino – RO
Adm. Emerson Clayton Arantes – RR
Adm. Evandro Fortunato Linhares – SC – Licença
Adm. Isabela Regina Fornari Muler -SC
Adm. Walter Sigollo – SP
Adm. Adelmo Santos Porto – SE
Adm. Francisco Almeida Costa – TO
Clique e acesse:
https:https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Calendario-2024.pdf
Calendário Eleitoral CFA/CRAs 2022
Calendário_Eleitoral CFACRAs_2022_1
Tabela de Compromissos: https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Tabela_de_Compromissos_2024-1.pdf
Clique e acesse:
Calendário de Reuniões https://cfa.org.br/Calendário 2023
Tabela de compromissos 2023 https://cfa.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Tabela_de_Compromissos_2023.pdf
Câmara de Administração e Finanças – CAF Adm. Francisco Almeida Costa – TO (Diretor)
Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – PI (Vice-Diretor): Adm. Adelmo Santos Porto – SE; Colaboradora: Admª. KATIA LUCIANE GRANJEIRO
Câmara de Fiscalização e Registro – CFR Adm. Sérgio José Rauber – RS (Diretor);
Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – BA (Vice-Diretor); Adm. Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa – PB (Membro) Colaboradora: Adm. FILIPE COELHO DE OLIVEIRA
Câmara de Formação Profissional – CFP Adm. Gelson Luiz Uecker – PR (Diretor)
Admª. Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo – AP (Vice-Diretora); Adm. Walter Sigollo -SP (Membro); Colaboradora: Admª. SUELI CRISTINA RODRIGUES DE MORAES
Câmara de Comunicação e Marketing – CCM Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA (Diretor)
Adm. Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli – MS (Vice-Diretor); Adm. Jociara Márcia da Silva Correia – AL (Membro) Colaborador: DG. HERSON TIAGO VALE DE FREITAS
Câmara de Relações Institucionais e Eventos – CRIE Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende – RN (Diretor)
Admª. Adriana Rodrigues da Silva – PE ( Vice-Diretora) ; Admª. Ivanilda Frazão Tolentino – RO (Membro) Colaboradora: TATIANA ALMEIDA GALDEANO
Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante – MA (Diretor) Adm. Manoel Carlos Rocha Lima – ES (Vice-Diretor) ; Admª. Norma Sueli Costa de Andrade – MT (Membro); Colaboradora: Admª. JULIANA DOS REIS CARDOSO
Câmara de Gestão Pública – CGP Adm. Rui Ribeiro de Araújo – DF (Diretor)
Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus – RJ (Vice-Diretor); Adm. Tiago Nóbrega Stival – GO (Membro) Colaborador: MARCELO GOMES DA SILVA
Câmara de Governança, Integridade e Compliance – CGIC Adm. Fábio Mendes Macedo – AC (Diretor); Adm. Emerson Clayton Arantes – RR (Vice-Diretor); Adm. Inácio Guedes Borges – AM (Membro) Colaborador: Adm. CASSIO DE MATTOS DIA
COMISSÃO PERMANENTE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS CRAs – CPPRODER Gestão 2023 Conselheiros Federais: Adm. Gilmar Camargo de Almeida – Coordenador, Conselheiras Admª. Jociara Marcia da Silva Correia e Admª. Herlígenas Corrêa de Oliveira Araujo e e os Presidentes de CRAs: Adm. Márcio de Miranda Leite e Oitícica e Adm. Francisco Rogério Cristino Coordenadora Executiva Admª. Ana Maria de Araújo Ferreira
COMISSÃO PERMANENTE DE REGULAÇÃO – CPR BA – Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – Coordenadora; AC – Adm. Fábio Mendes Macêdo – Vice-Coordenador; RR – Adm. Emerson Clayton Arantes – Membro; Coordenadora Executiva: Admª. Ana Maria de Araújo Ferreira
COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL – CPE – Adm. Mauro dos Santos Leonidas – Coordenador CRA-PA – Admª. Norma Sueli Costa de Andrade – Vice-Coordenadora CRA-MT – Adm. Emerson Clayton Arantes – Membro CRA-RR e os Colaboradores: Admª Júliana dos Reis Cardoso, Marcos Antonio Susin e Adv. Rosilane Silva Resende
COMISSÃO PERMANENTE DE ANÁLISE DE CONTAS – CPAC – AM – Adm. Inácio Guedes Borges – Coordenador – BA- Adm. Roberto Ibrahim Uehbe – Vice-Coordenador – GO – Adm. Tiago Nóbrega Stival Colaboradora: Admª. Katia Luciane Granjeiro.
COMISSÃO PERMANENTE DE ÉTICA E DISCIPLINA Efetivo: Adm. Rui Ribeiro de Araújo – Coordenador; efetivo: Admª. Isabela Regina Fornari Muller; Efetiva: Adm. Sérgio José Rauber ; 1º Suplente: Admª. Ivanilda Frazão Tolentino; 2º Suplente: Adm. Adelmo Santos Porto; 3º Suplente: Adm. Tiago Nóbrega Stival ; Colaborador: Adm. Filipe Coelho de Oliveira e Adv. Flávio Rios Fonseca.
COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS – CPAD – PI – Adm. Roberthy dos Santos Barbosa Coordenador – RN – Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende – Vice-Coordenador – MA – Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante e o Colaborador: Hércules Ribeiro Martins.
Presidente: Adm. Leonardo José Macedo – CE
Vice-Presidente: Adm. Gilmar Camargo de Almeida – MG
Diretores das Câmaras: Câmara de Administração e Finanças Diretor – Francisco Almeida Costa – TO
Câmara de Fiscalização e Registro Diretor – Adm. Sérgio José Rauber – RS
Câmara e Formação Profissional Diretor – Adm. Gelson Luiz Uecker – PR
Câmara de Comunicação e Marketing Diretor – Adm. Mauro dos Santos Leonidas – PA
Câmara de Relações Institucionais e Eventos Diretor – Adm. Júlio Francisco Dantas de Rezende – RN
Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos – CEPE Diretor – Adm. Jorge Henrique Mariano Cavalcante – MA
Câmara de Gestão Pública – CGP Diretor – Adm. Rui Ribeiro de Araújo – DF
Câmara de Governança, Integridade e Compliance – CGIC Diretor – Adm. Fábio Mendes Macedo – AC
A Ouvidoria do Conselho Federal de Administração é um canal direto de comunicação entre os cidadãos, especialmente as pessoas físicas e jurídicas registradas nos CRAs, e o Sistema CFA/CRAs para reclamações, sugestões, consultas e elogios sobre o funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. Foi criada em 08 de março de 2013 e seu Regulamento aprovado pela Portaria CFA nº 42, de 05 de junho de 2013. Os interessados podem encaminhar suas solicitações por formulário eletrônico específico, pessoalmente ou por telefone e e-mail. A Ouvidoria está instalada na sede do Conselho, e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta- feira, nos turnos matutino (8h30 às 12h) e vespertino (13h30 às 18h). São objetivos da Ouvidoria:
- assegurar a participação da sociedade no Conselho Federal de Administração, para promover a melhoria das atividades desenvolvidas; e
- reunir informações sobre diversos aspectos do Sistema CFA/CRAs, com o fim de contribuir para a gestão institucional.
Todas as demandas encaminhadas à Ouvidoria serão documentadas em ordem cronológica e poderão ter acompanhamento através do portal: https://sei.cfa.org.br/ouvidoria
ENDEREÇO SAUS – Quadra 1 – Bloco L – Ed. CFA – 70070-932 Fone: (61) 3218-1802
OUVIDOR Adm. Walter Sigollo
EQUIPE: Aline Menezes Barroso Dias
Adm. IBANY DA CUNHA RIBEIRO
Reg. no CRA/RJ nº 01, Presidente da Junta Executiva constituída pelo Decreto nº 58.670, de 20/06/66, mandato de 22/06/1966 a 01/01/1970 .
Intervenção do então Ministério do Trabalho e Previdência Social, de 02/01/1970 a 16/01/1977
Adm. GUILHERME QUINTANILHA DE ALMEIDA
Reg. no CRA/SP nº 07, 2º Presidente eleito, mandato de 17/01/1977 a 08/01/1987.
Adm. BELMIRO SIQUEIRA
Reg. no CRA/RJ nº 10, então Vice-Presidente eleito, em substituição, de 24/04/1986 a 29/11/1986, data de seu falecimento.
Adm. LUIZ CARLOS AIRES BARREIRA NANAN
Reg. no CRA/CE/PI nº 536, então Diretor Administrativo eleito, em substituição, de 29/11/1986 a 08/01/1987.
Adm. HERONI DE ASSUNÇÃO JACQUES
Reg. no CRA/RS nº 1334, 3º Presidente eleito, mandato de 09/01/1987 a 14/01/1988.
Adm. MARCO ANTONIO DE BRITO CARVALHO
Reg. no CRA/PA/AP nº 624, 4º Presidente eleito, mandato de 15/01/1988 a 07/01/1990.
Adm. DUARAN LEÃO DUARTE
Reg. no CRA/CE/PI nº 951, 5º Presidente eleito, mandato de 08/01/1990 a 09/01/1991.
Adm. GILMAR CAMARGO DE ALMEIDA
Reg. no CRA/MG nº 5285, 6º Presidente eleito, mandato de 10/01/1991 a 12/01/1994.
Adm. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE
Reg. no CRA/RJ nº 0104720-5, 7º Presidente eleito, mandato de 13/01/1994 a 11/01/2007.
Adm. ROBERTO CARVALHO CARDOSO
Reg. no CRA/SP nº 97, 8º Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2007 a 13/01/2011
Adm. SEBASTIÃO LUIZ DE MELLO
Reg. no CRA/MS nº 13, 9º Presidente eleito, exerceu o mandato de 14/01/2011 a 12/01/2017
Adm. WAGNER SIQUEIRA
Reg. no CRA-RJ nº 01-02903-7, 10º Presidente eleito, exerceu o mandato de 12/01/2017 a 30/12/2018
Adm. MAURO KREUZ
Reg. no CRA-SP Nº 85872, 11º Presidente eleito, exerceu o mandato de 10/01/2019 a 11/01/2023