Uma das maiores referências da Administração no Brasil, o Adm. Belmiro Siqueira, teria completado 103 anos no último dia 22 de outubro. Administrador público e professor dedicado, ele é considerado o patrono da Administração no Brasil por sua significativa contribuição para o desenvolvimento e reconhecimento da profissão no país.
As ações de Belmiro Siqueira foram fundamentais na organização e regulamentação da profissão, ajudando a criar bases como as diretrizes de ética e as normas que guiam a atuação dos profissionais de Administração. Em 1990, Siqueira foi outorgado post-mortem como Patrono dos Administradores.
Uma das homenagens é o Prêmio Belmiro Siqueira, criado em 1988 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A premiação busca reconhecer pesquisas, publicações, trabalhos acadêmicos e outras iniciativas que contribuam para o fortalecimento e valorização da Administração no Brasil. Hoje, esses profissionais tem uma data especial, o dia 9 de setembro, Dia do Profissional de Administração, uma referência à data da regulamentação da profissão no Brasil, em 1965. Essa conquista, inclusive, completará 60 anos em 2025, quando será celebrado o Jubileu de Diamante, com uma série de homenagens em todo o país.
Belmiro Siqueira nasceu em 1921 em Ubá, Minas Gerais. Além de servidor público federal, atuou como assessor e consultor em diversos governos. Autor de vários trabalhos sobre administração, foi eleito conselheiro federal, em 1977, tornou-se rapidamente vice-presidente do CFA, participando da criação dos Conselhos Regionais nas diversas capitais do país. Em 1986 foi eleito presidente da autarquia, ano em que faleceu durante uma viagem de trabalho em Porto Velho, Rondônia.
Em sua última palestra, no dia de seu falecimento em Porto Velho, Belmiro demonstrou sua humildade e visão humanista. “Espero que muito do ouro de vocês encham um pouquinho da minha prata, e espero que alguma partícula da minha prata acumule o ouro de vocês.”
Alexandra Fiori
Assessoria de Comunicação CFA