A palestra “Gestão 5.0: o que todo administrador precisa saber sobre IA”, mediada pelo vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Maranhão ( CRA-MA), Adm. Jorge Cavalcante, e conduzida pelo Adm. Dioh Ferreira, começou com uma indagação do palestrante e que fez o público refletir.
“E se amanhã, metade do seu trabalho fosse feito melhor, e de graça, por uma inteligência artificial? Já parou para pensar sobre isso? Essa pergunta faz muito sentido se a gente começar a pensar que o que está acontecendo hoje com o mercado da Administração e de atividades administrativas foi o que aconteceu com fotógrafos anos atrás, quando foi lançado o celular com câmera digital.
De acordo com especialista em posicionamento profissional e estratégias digitais, os profissionais que não se reinventaram ficaram para trás, enquanto outros profissionais que começaram a investir em edição de imagens em aplicativos em sistemas dominaram o mercado da fotografia.
Com isso, Dioh Ferreira lembrou que chegada de novas tecnologias nas atividades administrativas é algo que assusta, mas que acontece em todos os mercados a todo momento, como a inteligência artificial dentro da Administração.
“ E a gente percebe que não são só as pequenas empresas que estão caindo na ilusão na mágica da inteligência artificial. É nesse momento que eu puxo vocês para uma discussão aqui sobre dois conceitos, o primeiro deles é a tecnofilia. O outro lado da tecnofilia é a tecnofobia, destacou.
O especialista defende o equilíbrio com a inteligência artificial. Mesmo sabendo que ela não é capaz de resolver todos os problemas, não deixar de usá-la por medo de implementar as ferramentas para otimizar o trabalho.
“A nova era é sobre o humano que entende de máquinas dominando o mercado”, sentenciou.
O palestrante ainda disse algo bem importante: a IA acontece enquanto várias gerações lidam de diferentes maneiras. Enquanto alguns já nascem imersos na inteligência artificial, outras pessoas estão um pouco mais distantes dessa familiaridade.
“É um traço geracional, o que não quer dizer que porque minha geração é um pouco mais afastada, eu não vou aplicar, eu não quero entender eu não quero aplicar. Porque se você quer se manter no mercado nos próximos 10 anos, pelo menos você tem que dominar os conceitos, o entendimento básico sobre tecnologia, recomendou ele.
Erpa Nordeste 2025
O Erpa Nordeste 2025 acontece na Maison Blunelle e reúne, até esta sexta-feira, 24 de outubro, palestrantes, profissionais e estudantes de diversas áreas, principalmente da Administração, para discussões sobre perspectivas e novas oportunidades no mercado.
O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA) e apoio de Conselhos Regionais de Administração, compõe a programação especial comemorativa ao Jubileu de Diamante da Administração.
Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA

