Você está visualizando atualmente Fórum dos Conselhos Federais avalia decisões da FOC/TCU

Fórum dos Conselhos Federais avalia decisões da FOC/TCU

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na manhã desta terça-feira, 27, a 86ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissionais. O encontro foi liderado pelo coordenador do Fórum e presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz. Ao lado dele estavam o vice-coordenador e presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Cont. Aécio Prado Dantas Júnior, e o secretário-executivo do Conselhão, Jenner de Moraes.

Antes de entrarem na pauta do encontro, os representantes das profissões regulamentadas que compõem o Conselhão assistiram uma apresentação realizada por representantes do do Banco do Brasil. A ideia foi mostrar para os conselhos profissionais a plataforma que a instituição financeira batizou temporariamente de “Central do Cidadão”.

A ferramenta é fruto de um esforço para colocar o cidadão no centro do propósito do banco a fim de facilitar a sua jornada para tarefas hoje dispersas e com poucas opções de gestão. Nesse sentido, a plataforma vai concentrar informações como tributos a pagar, benefícios a receber, documentos pessoais, identidade profissional, entre outros.

A equipe do Banco do Brasil também falou da dívida ativa. A instituição já tem uma estrutura para realizar a cobrança e quer disponibilizar para os clientes. Entre os benefícios do serviço estão uma central de atendimento exclusiva, interligação do sistema, gestão de parcelamentos e higienização da base.

Após a apresentação, Mauro comentou sobre a análise das decisões do Tribunal de Contas da União aos Recursos apresentados no Acórdão da FOC e as recordações contidas no parecer do relator. De acordo com o coordenador, esses relatórios não surgem por acaso.

“Conseguimos importantes avanços e teremos ainda muitos desdobramentos. Quem tem uma gestão íntegra não tem nada a temer”, disse Mauro, adiantando que o CFA entregará, até o final deste ano, um plano de integridade e compliance a fim de atuar de forma preventiva no combate à corrupção e nos desvios que possam vir a existir.

A equipe do Conselhão irá acompanhar o assunto na Casa Civil e irá atuar para garantir que os conselhos profissionais conquistem novos avanços com relação ao assunto. Além disso, a pauta da reunião trouxe também uma discussão sobre a taxa selic e a utilização dos débitos de anuidades vencidas.

Mauro deu, ainda, feedback da reunião que teve dias atrás com o deputado federal Leônidas Cristino (PDT-CE). Na ocasião, ele e o diretor de Administração e Finanças do CFA, Adm. Rogério Cristino, conversaram sobre os projetos de lei que, direta ou indiretamente, afetam as profissões regulamentadas e os conselhos profissionais.

 

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA