No momento, você está visualizando Feirão do Imposto 2022: alta carga tributária em debate

Feirão do Imposto 2022: alta carga tributária em debate

O Conselho Federal de Administração (CFA) acaba de celebrar convênio com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). A parceria visa estabelecer cooperação institucional entre ambos para o uso da logomarca da autarquia no “Feirão do Imposto 2022”.

O evento acontecerá no dia 28 de maio em vários estados brasileiros. De acordo com a presidente da Conaje, Maria Brasil Pereira, a intenção é “gerar o debate para a simplificação, transparência e conscientização tributária, sem envolvimento partidário ou político”, explicou. Ela ressaltou, ainda, a intenção de mostrar a importância do empreendedorismo para o Brasil. “Posto isto, convidamos o CFA a vir conosco neste projeto, com seu apoio institucional e, assim, contribuir para o debate sobre o impacto tributário no empreendedorismo brasileiro.”, afirmou.

Em 2022, o Feirão do Imposto comemora 20 anos de criação. Por isso, esta edição promete ser a maior da história. O evento acontecerá no formato híbrido e contará com várias ações. Na programação, está prevista a parceria de diversos estabelecimentos comerciais, que oferecerão produtos sem impostos em sua totalidade ou parcialidade. A venda de gasolina sem imposto, por exemplo, é uma das grandes apostas do evento.

Para se ter ideia da alta carga tributária, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo revelou que os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão de impostos desde o início do ano. Especialistas apontam um culpado: a inflação, que encareceu os preços dos produtos e serviços. Segundo Mauro Kreuz, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), “a principal causa apontada para definir a problemática enfrentada por tantos brasileiros é a inflação – que, dia após dia,  persiste em se manter alta e constante. A economia ainda segue uma variável indefinida e desliza no quesito indicadores.  O cenário  é de instabilidade e requer atenção dos trabalhadores, fornecedores e daqueles com poder de compra”, afirma.





Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA