Você está visualizando atualmente Ética, corrupção e os vilões da governança

Ética, corrupção e os vilões da governança

Corrupção é um dos grandes empecilhos para o crescimento do país. O Brasil vive, inclusive, uma crise política motivada sobretudo pelo comportamento antiético de políticos, empresários, juristas, entre outros. Mas esses são apenas alguns dos vilões da governança apresentados pelo cientista político e historiador Jorge Caldeira, durante o Fórum CFA de Gestão Pública na manhã desta quinta-feira, 7 de junho. O momento foi presidido pela conselheira federal Marly de Lurdes Uliana.

Na palestra “Ética, corrupção e os vilões da governança”, Jorge falou um pouco do livro que escreveu “História da riqueza do Brasil”, obra que figurou na lista dos mais vendidos da revista Veja por várias semanas e que é o resultado de estudos de mais de três décadas sobre a história econômica do país. No livro, Caldeira oferece um retrato histórico inovador sobre a formação da riqueza no Brasil, desde a Colônia até os tempos atuais.

Para o palestrante, é preciso criar um ambiente público confiável e isso se faz com a participação do cidadão. “Se entendermos a vontade dele, conseguiremos atingir essa meta”, disse. Entretanto, ele destaca que o país tem outras preocupações além da corrupção e precisa focar suas atenções para conter as emissões de carbono e direcionar suas ações para uma economia limpa.

“O principal problema nacional é o de saber como inserir o Brasil numa ordem econômica global – e que tem data marcada (2030) para as primeiras grandes transformações na direção de uma economia limpa, isto é, de baixo carbono. As instituições brasileiras estão mal preparadas para lidar com essas duas características”, explicou Caldeira

Com o tema “Estratégias transformadoras nas relações entre sociedade e o Estado”, o Fórum reúne especialistas renomados para discutir temas ligados à gestão pública. O evento vai até 8 de junho e as inscrições estão esgotadas. Acompanhe o evento na íntegra pelo CFAPlay. Todo o Fórum é transmitido, ao vivo, por meio da TV e do Facebook do CFA. Confira em www.cfaplay.org.br e www.facebook.com/cfaadm. Use a hashtag #Fogesp2018 nas redes sociais e faça parte deste evento.

Assessoria de Comunicação CFA