Com 9 temporadas, o reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil já soma mais de 100 episódios e conta com um time de empresários bem-sucedidos. Na estreia da nona temporada, os fundadores da Dot Energy, a primeira bala energética do Brasil, foram atrás de investidores e entraram no tanque.
No episódio do Geração ADM do dia 8 de outubro, a Camila Bevilacqua e o Lucas Dib, dois dos três fundadores da Dot Energy, participaram para contar um pouco do empreendimento e da participação no Shark Tank Brasil. Os estudantes de Administração obtiveram a oferta de 300 mil reais por 20% da sociedade da empresa, fechando a parceria com os ‘tubarões’ Monique Evelle, fundadora da Incentivos – Cursos e Mentorias, e Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
Os sócios se conheceram na consultoria júnior do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, desenvolvendo a ideia inicial da alternativa às bebidas energéticas em 2022 e passando esses dois anos aprimorando a bala energética. Eles tiveram alguns desafios durante o processo de desenvolvimento como lançar um produto que não tem no mercado, o contato com o consumidor para ensinar o que é e a ansiedade para lançar a mercadoria.
O lançamento da Dot foi em abril deste ano, após duas semanas eles receberam uma mensagem do time de recrutamento do programa os convidando a prestar o processo seletivo para a participação do reality. A preparação para ficarem de frente para os tubarões durou cerca de um mês e meio, no qual envolveu muito planejamento sobre o que poderia ser perguntado para os jovens.
“A gente criou um documento cheio de perguntas e a gente fazia, nós três, rodadas de perguntas para ver se todo mundo sabia tudo e criando vários cenários para: ‘se falarem isso quem fala assim, quem fala assado’. Foi bem longo, bem cansativo, mas valeu muito a pena”, exemplificou Lucas Dib, de 24 anos.
Assim como os fundadores da Dot, o empreendedorismo é um caminho almejado pelos jovens com 45,14% que sonham em ter a própria empresa, esse dado é da pesquisa da Nube – Estagiários e Aprendizes. A matéria de 24 de maio deste ano aborda essa enquete e mostra expectativas positivas sobre o investimento na área de empreendimentos.
Ao serem questionados sobre qual conselho eles dariam para estudantes que querem empreender e criar os próprios negócios, Lucas afirma que é preciso estar muito preparado e ter em mente que terão altos e baixos. Camila disse ser necessário acreditar na sua ideia e seguir em frente, seguir seus sonhos, e ambos concordam que no final vale a pena.
“E não tenha medo de perguntar, empreendedor ajuda, empreendedor já passou dificuldade assim”, finaliza Camila.
Acompanhe na íntegra o episódio do Geração ADM com os sócios da Dot Energy através do link: https://www.youtube.com/live/s38GdASk4Sg?si=0-P609WsIyaaZ6Yd
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Assessoria de Comunicação CFA