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Espiritualidade no trabalho: entenda do que se trata o assunto que é tema do XIX Fórum Internacional de Administração

Temática discute a importância da felicidade, propósito e pertencimento no ambiente de trabalho

Dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) mostram que, pelo menos, 30% dos brasileiros ocupados sofrem com a síndrome de burnout. O país é o segundo no ranking mundial com mais casos. Entre as tentativas de controlar a carga emocional da rotina dos profissionais, empresas têm visto na espiritualidade uma maneira de melhorar a conexão e engajamento dos colaboradores.

Ao contrário do pensamento comum, a espiritualidade no ambiente profissional não tem a ver com religião. Como parte da temática do XIX Fórum Internacional de Administração (FIA 2025): “Legado, Futuro e Espiritualidade”, o assunto busca desenvolver a importância na busca por um propósito, conexão e impulso humano por sentido. 

Segundo explicou o administrador e doutorando em administração pela PUC Minas, Jonathan Felix, durante sua palestra na 5ª Jornada Acadêmica do Conselho Federal de Administração (CFA), a espiritualidade trabalha o autoconhecimento e fortalecimento da empatia, auxiliando os profissionais a lidarem melhor com a pressão cotidiana e serem mais felizes com o ofício. Além de ser um valor global, ele explicou que a felicidade é considerada indicador de desenvolvimento humano. 

“Quando as pessoas não se sentem parte, um dia elas partem. Portanto, é papel de nós que estamos conduzindo os processos nas organizações investir em um ambiente em que as pessoas possam se sentir pertencentes”, enfatizou.

O administrador ainda destacou características que compõem a inteligência espiritual em profissionais, tais como capacidade de construir propósitos; habilidade de percepção sobre si mesmo e sobre o mundo ao seu redor; compromisso com os ambientes; e a capacidade de criar projetos de vida. Para ele, o gestor do futuro é aquele que tem a capacidade de construir sentidos.  

“Se uma empresa hoje gere os colaboradores baseada no comando e controle, ela está indo na contramão de uma cultura muito maior, que tem a ver com conexão e construção de propósitos. Além disso, precisamos saber onde estamos, qual o sentido que tem esse lugar e para onde iremos. Quando não nos sentimos ligados a um propósito que é compartilhado, a gente não se sustenta por muito tempo nele”, apontou o administrador, que também será palestrante sobre o tema no FIA. 

FIA 2025

Na programação do XIX Fórum Internacional de Administração, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro em Brasília, o tema é um dos destaques, trazendo ao público reflexões sobre a importância do senso de pertencimento e sentido na rotina dos colaboradores. Confira a programação

O FIA 2025 é uma realização do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) com apoio do CFA. O evento será realizado no Centro de Eventos Brasil 21. Acesse o site www.fia.org.br e se inscreva. 

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Ana Paula Sousa

Assessoria de Comunicação