No momento, você está visualizando Erpa Nordeste e XXIV Conamerco finalizam com saldo positivo e muito aprendizado sobre IA

Erpa Nordeste e XXIV Conamerco finalizam com saldo positivo e muito aprendizado sobre IA

O último dia do Encontro Regional de Administração da Região Nordeste (Erpa Nordeste) e do XXIV Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco) foi dedicado às rodas de conversas temáticas com presidentes, diretores, assessores e coordenadores do Sistema CFA/CRAs. Foram debates nas áreas de fiscalização, registro e fiscalização, nova Lei de Licitações, formação profissional, finanças, comissões ADM Mulher, entre outros.

Em seguida, a inteligência artificial voltou para a pauta no terceiro painel do Erpa Nordeste. “Tecnologia e inteligência artificial na gestão dos negócios – as questões ética e social” foi o tema do painel mediado pela superintendente do CRA-BA, Admª Rosilene Maria Cruz.

Segundo o coordenador, mentor e organizador de Hackathons e membro do Núcleo de Estudos Empreendedorismo e Inovação do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), Adm. Fernando Guerra, a integração da tecnologia e da IA na gestão de negócios trouxe consigo diversas questões éticas e sociais que precisam ser consideradas.

Uma das principais dela é o viés da discriminação. “Algoritmos de IA podem ser treinados com dados que refletem preconceitos humanos. Isso pode levar a decisões discriminatórias em áreas como recrutamento, empréstimos e justiça criminal.”, explicou.

O assessor da Presidência do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação, Adm. Marcus Dratovsky, lembrou que a IA é inevitável. “É um processo que não vai voltar, o jeito é se adaptar”, comentou, ressaltando que outra questão ligada à IA é o emprego. “Vai reduzir postos de trabalho, porque ela vai automatizar processos e veio para reduzir custos”, justificou.

Para a conselheira federal e coordenadora da Comissão Especial de Trabalhabilidade e Empregabilidade com Criatividade em Administração do CFA, Admª Jociara Correia, a IA e a tecnologia estão impactando a forma como as empresas operam. “O empreendedorismo é uma possibilidade possível para os próximos anos”, disse a conselheira.

Conamerco

Para encerrar a programação, um painel internacional do Conamerco: “A evolução da educação com os avanços tecnológicos das inteligência artificial”. Participaram do debate o presidente da Talenthos Consultoria, Adm. Mauro Kreuz; o  presidente da Federação Nacional de Colégios Licenciados em Administração, Javier González Durand;o tesoureiro da OLA, Fernando Juan José Rodríguez; e do atual do Colégio de Administradores do Paraguay, Wilfrido Abigail Lomaquis Peña.

O debate foi mediado pelo diretor de Governança, Integridade e Compliance do CFA, Adm. Fábio Macedo. Segundo os painelistas, a evolução da educação com os avanços da inteligência artificial tem sido marcada por uma série de mudanças significativas nas últimas décadas.

No entanto, eles alertaram para o fato de o uso da IA na educação também levanta questões éticas e desafios, como a privacidade dos dados dos alunos, a equidade no acesso a tecnologias avançadas e a dependência excessiva de máquinas em detrimento da interação humana. Portanto, é importante equilibrar os benefícios da IA na educação com a consideração cuidadosa dos impactos sociais e éticos.

Em seguida, o CRA-BA realizou a entrega do Prêmio Eurico Matta de Administração e promoveu sorteio de brindes. No encerramento, o presidente do CRA-BA, Adm. Márcio Oiticica, fez um balanço do evento e agradeceu a participação de todos e o apoio dos patrocinadores. O vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, também agradeceu o público, os membros da OLA e a comissão organizadora do evento.

O vice-presidente do CRA-BA, Adm. Edilson Souto Freire, lembrou dos desafios de realizar o evento e da dedicação da equipe que trabalhou para que o Erpa Nordeste e o Conamerco fossem realizados. O presidente da Organização Latino-Americana de Administração (OLA), Msc. Carlos Balmore Santos Marin, também teceu inúmeros agradecimentos e mostrou-se extremamente satisfeito com o resultado do evento.

 




Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA