No momento, você está visualizando Empreender no setor público pode garantir serviços mais eficientes à população

Empreender no setor público pode garantir serviços mais eficientes à população

Esqueça o pensamento de que o empreendedorismo é exclusivo das empresas e intuições privadas. O setor público brasileiro também tem incluído práticas empreendedoras para garantir um serviço mais eficiente e conectado às necessidades reais dos cidadãos. Foi o que garantiu o secretário de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul, Frederico Felini, durante participação no Encontro de Profissionais de Administração da Região Centro-Oeste (ERPA Centro-Oeste), em Campo Grande.

“Empreendedorismo no poder público parece até uma situação contraditória, porque o empreendedorismo busca esse desenvolvimento econômico, acúmulo de riqueza, de capital, enquanto o Estado não tem essa função de ter lucro. Mas nós temos uma função muito importante que é poder regulamentar tudo isso. E também quando a gente trabalha com eficiência, esse é o empreendedorismo público”, destacou o advogado pós-graduado em Administração Pública e pós-graduando em Governança Pública.

O 4º painel sobre empreendedorismo no setor público foi mediado pelo conselheiro e diretor de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do CRA-MT Adm. Gledisson Fleury (CRA-MT).

“Nós precisamos muito mais de eficiência entre o poder público e as instituições privadas, as empresas, porque nós não podemos ter essas barreiras, tanto culturais quanto de influência do setor público, separando a nossa sociedade”.

Contudo, empreender na gestão pública é mais desafiador, pois esbarra em leis rígidas, burocracia e resistência à mudança de cultura organizacional. O avanço exige capacitação e incentivo a ambientes favoráveis à inovação e soluções que atendam as necessidades da população. Segundo o deputado estadual por Goiás Virmondes Borges Cruvinel Filho, esse processo envolve desde o uso de tecnologias emergentes até mudanças culturais.

“A gente tem que lutar pelas coisas e não pelas pessoas. Você ficar atacando, xingando, falando mal, isso aí pode fazer um barulho, mas você lutar por pautas, o empreendedorismo, a defesa de direitos, a educação, assegura que a gente avance”, garantiu.

Sobre o evento

O ERPA Centro-Oeste é promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul e pelo Conselho Federal de Administração, com apoio dos CRAs de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O encontro, que marca o ano do Jubileu de Diamante da Administração, reúne profissionais, acadêmicos e empresários de todo país em Campo Grande.

Adriana Mesquita
Assessoria de Comunicação CFA