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Dicas para atuar em consultoria de empresas

Os profissionais da Administração selecionados para participar, gratuitamente, do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) seguem com todo empenho em suas aulas. Em um dos encontros um conteúdo de primeira qualidade foi ministrado pela consultora em Gestão de Pessoas Marina Gonzalez, que leciona na Fundação Instituto de Administração (FIA).

A professora falou sobre o valor da percepção para os profissionais da Administração interessados em atuar como consultores. Para a ela, é preciso estar isento de julgamento e juízo de valor pessoal para ser capaz de propor soluções eficazes. “É fundamental ter em mente que o objeto de estudo não é a empresa, mas o empreendedor. São os valores e a ética deles que direcionam a cultura organizacional”.

Diante disso, o profissional da administração que trabalha com consultoria precisa ter em mente seu papel de “perguntador”. “Isso nada mais é que ter iniciativa e curiosidade para buscar as informações fundamentais para realizar o planejamento”.

Uma das ferramentas possíveis para fazer esse trabalho, de acordo com a professora Marina Gonzalez, é o uso do STAR – S (situação) T (tarefa) A (ação) R (resultado). “Esse é um caminho que nos permite fazer ajustes e obter resultados satisfatórios. O cuidado a se ter é sobre as informações colhidas. Não podem ser genéricas, mas vir com detalhes. A especificação da ação possibilita identificar o problema e propor solução em cima do que é real”, ensinou.

Ainda de acordo com Marina Gonzalez, o profissional da Administração e futuro consultor precisa considerar suas habilidades comportamentais. “Atuar com perseverança e não mera persistência é importante. O perseverante segue em frente fazendo ajustes necessários. O persistente apenas insiste”, disse.

Sobre o programa

O objetivo do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) é qualificar os administradores para atuar nos pequenos negócios. O curso é promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e consiste em ministrar aulas gratuitas, presenciais e à distância, para os profissionais da Administração que almejam trabalhar nesse campo.

 

Fonte: CRA-ES