Neste mês de agosto, presidentes e ministros de oito países que concentram a floresta Amazônica estiveram reunidos em Belém para discutir um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. A chamada Cúpula da Amazônia ocorreu, em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto, mas ainda gera discussões sobre os resultados práticos do encontro.
A administradora Clenis Siqueira de Souza Lima participou do evento. Ela ressalta que apesar da relevância das discussões, não houve avanços em pontos fundamentais com medidas relacionadas à exploração de petróleo e para conter o desmatamento e a degradação ambiental, por exemplo. De acordo com ela, é necessário agora fazer o dever de casa.
“A aliança que estamos tentando fazer, aliança de todos, não só da América do Sul, com esses oito países que assinaram esse compromisso, é o caminhar de tudo isso, pois temos, como resultado, que gerar direitos e garantias, sustentabilidades, compromissos sociais com as preservações ambientais que são relevantes para a humanidade.”, disse
Clenis lembra que a região amazônica é composta por 28 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE. População que convive com baixa qualidade de vida e indicadores sociais e econômicos inferiores em relação ao restante do País.
O modelo de desenvolvimento econômico também é marcado pelo desmatamento, conflitos sociais, degradação ambiental e ilegalidade. Informações que podem ser usadas pelos gestores em decisões políticas e administrativas.
“Nosso papel como profissional da Administração é fazer parte desse movimento, ter conhecimento desses indicadores e índices. Fazer uma avaliação comparativa dos pontos fortes e fracos dos ambientes envolvidos em todos os sistemas, gerando assim um compromisso de todos: compromisso governamental, corporativo e da própria sociedade de uma forma em geral.”, explica.
A administradora Clenis Siqueira de Sousa de Lima é também advogada e especialista em gestão de Pessoas, Gestão Pública e Direito Previdenciário. Entre outras atividades no ramo empresarial, é coordenadora do grupo ADM Mulher do Conselho Regional de Administração do Amapá.
Denise Coelho
Rádio ADM