Você está visualizando atualmente Convênio abrirá portas aos profissionais de administração de Sergipe

Convênio abrirá portas aos profissionais de administração de Sergipe

Membros da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE) se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), Sidney Vasconcelos Andrade, no início do mês, para tratar de um convênio que vai beneficiar tanto o estado quanto os profissionais de administração.

A reunião foi solicitada pela PGE que busca a ajuda do Regional na construção de uma lista de profissionais de administração que possam trabalhar nos casos de recuperação judicial. A parceria incluiu, também, o Tribunal de Justiça de Sergipe, numa frente relacionada a processos judiciais fiscais, nos quais o juiz defere penhora sobre o faturamento de empresas. O procurador-geral do Estado, Vinícius Thiago Soares de Oliveira, explica que nos casos em que é deferida essa penhora, é necessária a indicação de um administrador para gerenciar a empresa e torná-la viável.

Como exemplo de recuperação judicial, podemos citar os casos em que a empresa ainda está ativa, mas apresenta problemas de pagamento a fornecedores e ao próprio estado, como no recolhimento de impostos. Sendo assim, há a possibilidade de recuperação, por meio de consultoria especializada.

“Eles são nomeados diretamente pelo juiz para administrar determinada empresa e gerir aquela penhora sobre o seu faturamento. Então, parece-me que é atrativo para o Conselho porque a gente vai abrir um leque; é atrativo para Sergipe que vai contar com indicação de profissionais respeitados e que têm expertise na área. Nós pensamos nessa parceria; devemos firmar um convênio com o CRA e vamos começar com esses administradores para, em parceria com o judiciário, disponibilizarmos essa lista e começarmos o processo de indicação e trabalho nesses executivos fiscais”, diz o procurador-geral.

A conversa inicial contou com a participação do procurador-geral do Estado, Vinícius Thiago Soares de Oliveira; do procurador-chefe da Coordenadoria do Contencioso de Recuperação Patrimonial Fiscal; Guilherme Augusto e da procuradora da Coordenadoria do Contencioso de Recuperação Patrimonial Fiscal; Tatiana Passos de Arruda.

A próxima fase, segundo o presidente do CRA, é a de definição de critérios para os profissionais que vão compor a lista.  Sidney já adianta que essa oportunidade abrirá portas aos profissionais do estado. “Para os administradores do estado de Sergipe isso é um grande momento porque hoje a gente tem a possibilidade de contribuir com a sociedade, com a justiça do estado para a resolução desses problemas com empresas que têm relação com  recuperação”, afirma.

Comissão do CFA

O Conselho Federal de Administração (CFA) também dispõe de iniciativa na área. A Comissão Especial de Perícia Judicial, Extrajudicial e Administração Judicial, Cepaj, é responsável por normatizar a montagem desse tipo de cadastro. “A comissão tem trabalhado para normatizar e organizar melhor essas informações para a montagem desse cadastro profissional. A parte de execução como montar a lista, acompanhar os profissionais, emitir certidões de habilitação é papel do Regional. O nosso é dar todo suporte necessário”, afirma o coordenador da comissão, Francisco de Jesus.

Assessoria de Comunicação CFA