O Conselho Federal de Administração (CFA) realizou, nos dias 12 e 13 de maio, na capital catarinense, as reuniões plenárias da autarquia. O encontro conta com a presença dos conselheiros federais do Sistema CFA/CRAs e tem como objetivo deliberar sobre pautas estratégicas que impactam diretamente o exercício e a valorização dos profissionais de Administração no Brasil.
Entre os principais assuntos discutidos durante as sessões, destacaram-se os processos em grau de recurso — tema de relevância jurídica que envolve decisões revisadas pelas instâncias superiores do Conselho —, além do Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder), que tem como foco o fortalecimento institucional e operacional dos CRAs em todo o país.
A plenária também contemplou outras demandas administrativas, relatórios das câmara temáticas e iniciativas voltadas à modernização da atuação do CFA. Segundo o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, as reuniões são fundamentais para alinhar ações, garantir transparência e fortalecer a profissão.
“Reunir conselheiros de todas as regiões em um espaço de diálogo como esse permite que avancemos em decisões importantes para a profissão e para a sociedade”, destacou o presidente.
A anfitriã das reuniões plenárias é a conselheira federal por Santa Catarina e vice-diretora da Câmara de Formação e Educação do CFA, administradora Isabela Fornari Muller. Na oportunidade, ela representou o presidente do CRA-SC, Adm. João Luiz Merini Moser. Para Isabela, foi uma satisfação enorme receber o plenário do CFA em Florianópolis-SC.
“Que possamos corresponder às expectativas de todos vocês. Estamos à disposição para tudo que vocês precisarem até o momento que, carinhosamente, como Clayton diz, mas no último que vocês embarcarem no aeroporto. Então vai ter esse olhar, esse cuidado. Desde já deixo aqui o abraço”, comentou.
Ainda dentro da pauta das reuniões plenárias, aconteceu o debate qualificado com o tema “Repositório Institucional”. A palestra foi ministrada pela doutora em Ciência da Informação, Luciana Mara Silva.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA

