Em mais uma importante iniciativa para promover a boa gestão no esporte, o Conselho Federal de Administração (CFA) se reuniu com representantes da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) para discutir caminhos e parcerias voltadas à profissionalização da gestão esportiva no estado.
O encontro contou com a presença do presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo; do presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Adm. Marcelo Gomes; do presidente do CRA do Ceará (CRA-CE), Adm. Rogério Cristino; do diretor de Fiscalização e Registro do CFA e conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul, Adm. Sérgio Rauber; e do conselheiro federal também pelo RS e coordenador da Comissão Especial de Administração Esportiva e Gestão dos Clubes, Adm. Emir José Alves da Silva.
A equipe do CFA foi recebida pelo presidente e pelo superintendente da FFMS, Estêvão Petrallás e Lincoln Fonseca, respectivamente. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para fomentar a aplicação dos princípios da Administração profissional nas entidades esportivas locais, incluindo clubes e federações.
Emir falou que a reunião foi bastante produtiva. “Sugerimos inserir os estudantes de Administração em estágios nesses locais, para que possam também fazer o trabalho final de curso, fazendo diagnóstico, montando uma proposta para ajudar a profissionalizar a gestão dos clubes de futebol”, disse.
A FFMSl se mostrou receptiva a proposta e abriu espaço para futuras parcerias, incluindo ações conjuntas com o CRA-MS. O próximo passo será construir, em conjunto com o presidente do CRA-MS, um documento para formalizar uma parceria entre o CFA, CRA-MS e a FFMS.
“Com isso se abre a possibilidade. Depois vai se buscar contato com as instituições de ensino para que, a partir disso, também possa ter essa parceria forte mostrando que os clubes têm que ter um planejamento estratégico para que, a partir disso, ele possa identificar onde ele está e onde quer chegar. A verdade é a elaboração de um projeto para que o clube possa ter sustentabilidade ao longo do tempo.”, afirmou Emir.
O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, destacou a importância de iniciativas como essa para transformar o cenário esportivo nacional. “A boa gestão é um diferencial competitivo. Quando clubes e federações se estruturam com base na ciência da Administração, os resultados aparecem de forma sustentável. O CFA está empenhado em apoiar essa transformação”, garantiu.
A reunião reforça o compromisso do CFA e dos CRAs com o fortalecimento da Administração como ferramenta fundamental para a evolução do esporte no Brasil, valorizando o profissional de Administração e promovendo resultados concretos para clubes, federações e atletas.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
