No momento, você está visualizando Comunicação do CFA é sucesso absoluto

Comunicação do CFA é sucesso absoluto

Rádio ADM bate recorde de audiência entre agosto e setembro. CFA-Gesae está entre os assuntos que mais atraíram atenção dos ouvintes

 

Em uma organização, a comunicação é considerada uma das ferramentas mais eficazes para divulgar ideias, produtos e serviços. Ciente disso, o Conselho Federal de Administração (CFA) tem, há anos, se dedicado a melhorar o relacionamento com os seus diferentes públicos por meio de canais como internet, revista, rádio, TV e redes sociais.

O trabalho de comunicação começou com a Revista Brasileira de Administração (RBA), que este ano completa 30 anos. A publicação evoluiu com o passar do tempo e hoje é uma das revistas mais lidas entre os profissionais e estudantes de administração. Com o advento da comunicação por meio da internet, o CFA também passou a investir no site, espaço onde o público tem acesso a notícias do Sistema CFA/CRAs e informações sobre a profissão.

A internet também trouxe a possibilidade de comunicar-se por meio de uma rádio on line e de um canal de televisão. Nascia, assim, a Rádio ADM e o CFAPlay. O CFA investe, ainda, em redes sociais com perfis nas mídias mais populares como Twitter, Facebook e Instagram.

Com essa proposta, a comunicação da autarquia tem se destacado. Os relatórios de visualizações, cliques e engajamento mostram a repercussão do trabalho realizado pelo CFA. Em uma das recentes postagens do Conselho no site e nas redes sociais, por exemplo, a cerca decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a interação do público foi bastante positiva. Em menos de 24 horas, a notícia sobre o tema foi lida por mais de dez mil pessoas.

Mas a Rádio ADM é a recordista de audiência. O veículo de comunicação do CFA, criado para propagar os mais diferentes assuntos ligados à Administração, acaba de completar cinco anos. O material que ela já produziu foi aproveitado em rádios espalhadas por todo país. De agosto a setembro de 2019, no entanto, o recorde foi absoluto.

Nesse período, foram produzidos 78 conteúdos de áudio. Destes, 17 reportagens, além de serem veiculadas na Rádio ADM, tiveram  5.711 de aproveitamento em 1.259 rádios localizadas em 963 municípios brasileiros. Esse alcance tem sido possível por conta da parceria do CFA com a Agência RadioWeb, empresa que tem milhares de rádios conveniadas pelo país e oferece o suporte para que a Rádio ADM aconteça.

Entre os assuntos que mais chamaram atenção do público estão os ligados ao Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). As matérias que falam do problema da falta de saneamento nos municípios, apontando como solução o CFA-Gesae, tiveram aproveitamento de mais de 2,6 mil rádios filiadas.

A audiência foi maior no Sudeste: dos 5.711 aproveitamentos, 36,54% foram registrados nos estados da região. São Paulo lidera o ranking como o que mais reproduz os conteúdos produzidos pela Rádio ADM.

Para o diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA, Diego da Costa, a audiência é fruto de um trabalho pautado no planejamento. “A equipe faz reuniões frequentes para avaliar o plano e definir metas e prazos”, diz, lembrando que a proposta de comunicação do CFA tem sido referência para outros conselhos profissionais. “Alguns Conselhos já nos visitaram para conhecer nosso trabalho, nossa estrutura. Saber que somos um modelo a ser seguido nos motiva a continuar todos os dias”, afirma.