Você sabe o que são as soft skills? Nesta pandemia, o termo ficou em evidência, pois a quarentena pôs à prova a valorização das competências comportamentais. Para falar mais do tema, o Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Desenvolvimento Institucional (CDI), convidou a administradora, doutora em Gestão e mestre em Educação e Desenvolvimento Humano, Ana Carvalho, para apresentar a palestra “As soft skills como ferramentas de gestão”. O evento on-line faz parte do projeto “ADM Eventos”, lançado nesta quinta-feira, 13 de agosto.
Para entender melhor o tema, Ana fala que é preciso compreender o cenário atual. Segundo ela, não há mais fronteiras no mundo e é importante conhecer esse contexto para saber como se posicionar. “As coisas estão acontecendo e esse cenário está cada vez mais mutante. Isso requer novas atitudes e um novo olhar. Precisamos dessa rapidez para não perder o bonde pelo caminho”, falou.
As soft skills são as competências comportamentais, sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada indivíduo. A administradora explicou que elas são aprendizados subjetivos e difíceis de serem analisados, mensurados, pois são complexos. No cenário atual, algumas soft skills têm sido essenciais: trabalho colaborativo, flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão, comunicação assertiva, orientação para resultados, resiliência e liderança de equipe.
“Ao contrário das hard skills, que são as habilidade técnicas como a fluência em um idioma ou o domínio de uma tecnologia, as soft skills têm relação com os relacionamentos e interações entre as pessoas, como a liderança, o trabalho em equipe, entre outros”, disse Ana.
A administradora comentou, durante a palestra, que atualmente as empresas contratam por competências técnicas, mas demitem por comportamento. “Por isso a importância e a necessidade de se investir nas soft skills”, defendeu a palestrante, citando o caso do Ayrton Senna. Segundo ela, o piloto de Fórmula 1 não era bom em pilotar em pista molhada, mas buscou treinar até tornar-se um excelente competidor em tempos de chuva. “A gente tem que pensar: no que eu não sou tão bom? E buscar melhorar isso. Estamos numa época favorável, pois há muita oferta de cursos on-line, inclusive gratuitos”, aconselhou.
“Viemos ao mundo para fazer um trabalho extraordinário”
Na palestra, Ana reforçou muito a necessidade de buscar ser um profissional extraordinário. Para isso, ela comentou que é preciso investir na inteligência emocional. “Os jovens não dão a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho, mas as habilidades que ela envolve são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira”, disse, citando a frase do psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman.
No contexto atual, a administradora explica que é preciso estar apto a mudanças. “Hoje em dia, e daqui em diante, só posição, status, experiência, tempo de serviço, conhecimento, inteligência, já não bastam mais”, alertou. Ela lembrou, ainda, que, a célebre frase de Charles Darwin, nunca fez tanto sentido como agora: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Para quem quer começar a desenvolver tais habilidades comportamentais, Ana também discorreu com mais detalhes sobre algumas soft skills como colaboração, flexibilidade, resiliência, equilíbrio emocional, comunicação assertiva, planejamento e tomada de decisão, relacionamento interpessoal, criatividade, orientação para resultados, proatividade, ética, entre outros.
Contudo, não basta fazer cursos ou ler sobre o assunto. “É preciso aplicar essas habilidades. Converse com todo mundo, do servente ao presidente. Como um mar, as soft skills não separam, mas unem”, afirmou a palestrante.
Ao final, Ana respondeu perguntas dos participantes. O ADM Eventos é um projeto da CDI/CFA cujo objetivo é realizar palestras on-line, a fim de oportunizar conhecimentos para os profissionais e estudantes de Administração e campos conexos sobre assuntos relevantes e atuais do universo da Administração de forma prática e interativa por meio da plataforma Youtube, no canal CFAPlay.
Até o final do ano, serão promovidas outras palestras com temas que foram sugeridos pelos profissionais e estudantes de Administração que acompanham o CFA nas redes sociais. Ao final de cada encontro, os participantes recebem certificado de participação.
Clique aqui e assista a íntegra da palestra “As soft skills como ferramentas de gestão” proferida pela administradora Ana Carvalho.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA