No último dia 15 de abril, a Comissão Especial sobre Administração na Gestão do Agronegócio do Conselho Federal de Administração (CFA) realizou sua primeira reunião presencial. O encontro aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso, e marcou o início de importantes iniciativas voltadas para o setor do agronegócio.
Coordenada pela conselheira federal por Mato Grosso, Admª Norma Sueli Costa de Andrade, a Comissão terá, a partir de agora, uma série de objetivos a cumprir. Entre eles estão: o estudo da atual situação dos profissionais de Administração no agro, a definição de competências essenciais para o exercício da administração nesse importante setor da economia brasileira, além de outros pontos que visam, sobretudo, alavancar a gestão profissional nessa área.
Na reunião, a Comissão buscou mapear o segmento e identificar oportunidades para os profissionais de Administração. Para tanto, o grupo discutiu estratégias para impulsionar a importância dos profissionais registrados no Sistema CFA/CRAs para a gestão eficiente no agronegócio brasileiro.
Além da reunião, a Comissão participou do Encontro Regional de Profissionais de Administração Centro-Oeste (Erpa), que aconteceu nos dias 16 e 17 de abril, no auditório da FIEMT – Cuiabá/MT. O evento teve como tema principal “O futuro da Administração no Agronegócio Sustentável” e contou com importantes painéis que trouxeram muitos insights para o setor.
“A participação da comissão no evento reforça o compromisso do Sistema CFA/CRAs em contribuir para o desenvolvimento de uma gestão profissional e práticas sustentáveis e inovadoras no setor, reforçando a importância do profissional de Administração”, disse a Admª Norma.
A Comissão é composta, ainda, por profissionais de vários estados do Brasil: Adm. Lucas Amoni Leite Lemos (MG), vice-coordenador; e os membros, Admª. Luciane da Silva Gomes (RS); Adm. Marcos Antônio Bertoli (PR); e Adm. Osmar de Paula Oliveira Júnior (GO).
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA