A primeira semana útil de 2025 começou com bastante trabalho no plenário do Conselho Federal de Administração (CFA). Os 27 conselheiros federais da autarquia estão reunidos para uma série de compromissos profissionais, entre eles uma imersão que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro.
O evento teve como objetivo promover maior compreensão e alinhamento sobre as normas que regem o funcionamento da instituição. A imersão também foi transmitida para os Conselhos Regionais de Administração (CRAs).
Assuntos como missão do CFA, funcionamento das Câmaras Setoriais da autarquia, código de ética da profissão, pagamentos de diárias e jetons, procedimentos administrativos e deliberativos, prestação de contas, entre outros, foram abordados no evento conduzido pelo diretor Administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa.
Além disso, a imersão trouxe um breve resumo das principais ações desenvolvidas atualmente pelo CFA. O presidente da autarquia, Adm. Leonardo Macedo, fez uma breve apresentação para destacar, sobretudo, as iniciativas voltadas para a fiscalização. Segundo ele, o investimento em ferramentas como o Prospecta PF e Prospecta PJ fortaleceu a fiscalização e aumentou o market share do Sistema CFA/CRAs.
Já o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, focou no Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder), iniciativa que atendeu às demandas dos CRAs em três áreas: fiscalização, desenvolvimento institucional e melhorias na estrutura física. Ele também falou das comissões permanentes, dos grupos de trabalho, das comissões especiais e das câmaras profissionais.
A imersão focou, sobretudo, nos novos conselheiros federais do CFA. Ao todo, o plenário da autarquia receberá nove novos administradores, que foram eleitos nas últimas eleições do Sistema CFA/CRAs. Na tarde desta quarta-feira, eles serão diplomados e, amanhã, ocorrerá a solenidade de posse dos novos conselheiros.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA