Com o objetivo de melhorar os procedimentos de fiscalização e transparência do Conselho Federal de Administração (CFA), o diretor de Administração e Finanças e o coordenador da Comissão Especial de Governança, Integridade e Compliance da autarquia, Adm. Francisco Costa e Adm. Fábio Macedo, respectivamente, participaram do seminário “Governança, transparência e dados abertos nos conselhos de fiscalização profissional”. Promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília, no dia 27 de abril, o evento – realizado no formato híbrido – contou com a participação de presidentes e gestores de conselhos profissionais de todo o Brasil.
O Seminário discutiu a importância de uma atuação eficaz dos conselhos profissionais e incentivar a adoção das melhores práticas nessas instituições. Para Francisco, o evento oportunizou a conexão dos conselhos de fiscalização profissional com o TCU e promoveu o aprimoramento em pautas fundamentais para a prática da excelência da gestão e a valorização das profissões regulamentadas.
“A participação do CFA no Seminário evidencia o compromisso da gestão da autarquia, liderada pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, com a responsabilidade em consolidar a marca da excelência no Sistema CFA/CRAs, em especial atinente a temáticas como governança, integridade e compliance, com destaque na observação a princípios como o da transparência”, disse.
Fábio corrobora a mesma opinião. Segundo ele, o evento alinha a percepção do TCU com os conselhos profissionais, tendo como eixo central a transparência, o cumprimento da Lei do Acesso à Informação. O conselheiro afirmou, ainda, que os conselhos profissionais precisam amadurecer o que hoje tornam público de forma ativa e passiva em formato de dados abertos.
“Essa interação junto ao órgão de controle nos possibilita mostrar a realidade vivida, a capacidade de atendimento das exigências. Ele esclarece, ainda, que temos diferenças e particularidades distintas, não dando de estabelecer uma mesma régua de cobrança a exemplo entre grandes e pequenos, demonstrando ainda que percepções tidas apenas por tabulações macro na maioria das vezes não retrata a realidade”, pontuou o administrador.
Além de aprofundar a compreensão das expectativas do TCU com relação aos conselhos, o Seminário estimulou a adoção de boas práticas em transparência. A agenda incluiu retrospectiva dos trabalhos do TCU sobre conselhos de fiscalização profissional, com andamento de auditorias realizadas e Acórdãos.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA