Você está visualizando atualmente CFA participa de primeira reunião do Fórum Permanente das MPEs de 2020

CFA participa de primeira reunião do Fórum Permanente das MPEs de 2020

No encontro, as equipes apresentaram o balanço de 2019 e adiantaram as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano

 

Na tarde desta terça-feira, 11, aconteceu a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O coordenador do Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora do Ministério da Economia e vice-diretor de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Leônidas, participou do encontro.

Durante a reunião, os coordenadores dos grupos de trabalho do Fórum apresentaram um balanço das ações realizadas em 2019 e mostraram uma projeção dos projetos previstos para serem realizados em 2020. O grupo de trabalho coordenado por Mauro destacou os avanços de três importantes iniciativas.

Uma delas, desenvolvida em parceria com o CFA, é a Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas. A capacitação é fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a autarquia e a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (SEMPE).

Até o final de 2019, o CFA abriu 21 turmas de formação, com um total de 1.485 administradores capacitados como especialistas/consultores em MPEs. Eles serão capazes de atender até 25 mil pequenos negócios por ano. “Para este ano, a nossa meta é capacitar mais de cinco turmas e, além disso, vamos criar a Rede de Multiplicadores em MPEs.”, explica Mauro, ressaltando que as novas turmas serão ofertadas em parceria com o Ministério da Economia em Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Roraima e Tocantins.

Outra missão do Comitê de Formação e Capacitação Empreendedora é a construção da Base Nacional de Capacitação, que visa reunir todas as iniciativas de educação empreendedora. No ano passado, a base de informação foi formada e, em 2020, a equipe de trabalho prevê a repactuação do contrato com a Datalegis e a definição do layout da plataforma e seu conteúdo, a fim de disseminar conhecimento.

Além disso, em 2019 o Fórum conseguiu, por meio de projeto de lei, incluir a disciplina  empreendedorismo nas escolas e muitos municípios apresentaram cases de sucesso com a iniciativa. A meta é ter mais casos bem sucedidos a fim de incentivar a criação da cultura do empreendedorismo no Brasil.

 

 

Assessoria de Comunicação CFA