O Conselho Federal de Administração (CFA) marca presença no Encontro dos Conselhos de Profissões Regulamentadas. O evento começou ontem (26/11) e segue até o final desta quarta-feira (27/11).
Promovido pelo Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, o evento debate temas como reflexos de decisões judiciais e de acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) no dia-a-dia dos conselhos profissionais, governança e o combate à corrupção e ao assédio moral e sexual, entre outros temas.
O diretor de Administração e Finanças do CFA, Adm. Francisco Costa, apresentou, na manhã de hoje, a palestra com o tema “Aperfeiçoamento da cobrança de inadimplentes à luz do Acórdão do TCU 2402/2022”. Segundo ele, um dos pontos altos do Acórdão é a contribuição direta para a eficiência em seus processos de cobrança e, consequentemente, na governança.
“Problemas de cobrança só são sanadas pelo planejamento completo, que envolve uma análise SWOT bem feita, uma análise de cenários detalhada, o estabelecimento de uma matriz 5W2H, entre outras soluções. Os papéis precisam estar bem definidos e o orçamento deve estar rigorosamente delimitado”, enfatizou.
Além disso, o administrador destacou a necessidade da implementação da gestão da inadimplência, prática que requer um cadastro higienizado e enriquecido. “Hoje, 45% dos conselhos das profissões regulamentadas não possuem normas regulando procedimentos de cobrança. Isso é alarmante. Mas não cessa por aí: 83% dos conselhos não possuem norma que determine a avaliação da carteira de recebíveis inadimplidos, enquanto 81% não possuem sequer um centro de custos”, enumerou.
Além do diretor da CAF, o Encontro contou com a participação do diretor de Governança, Integridade e Compliance do CFA, Adm. Fábio Macedo; do vice-diretor da CGIC/CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes; da vice-diretora de Relações Institucionais e Eventos do CFA, Admª. Adriana Rodrigues da Silva; e do diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Francisco Carlos Santos de Jesus.
O evento é promovido pelo Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, o Conselhão, e está acontecendo na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. O Encontro é destinado aos conselheiros, funcionários e inscritos dos conselhos profissionais, seja no âmbito federal ou regional. Com uma programação intensa, o Encontro reúne grandes nomes como o do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
Daniel Guerra
Comunicação CFC