No momento, você está visualizando CFA lança livro comemorativo aos 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil

CFA lança livro comemorativo aos 60 anos de regulamentação da Administração no Brasil

Publicação eterniza o legado da Administração brasileira construído nas últimas seis décadas

O Conselho Federal de Administração (CFA) celebra em 2025 as seis décadas de regulamentação da profissão de administrador no Brasil com o lançamento de um livro especial que registra a trajetória, os desafios e as conquistas da Administração ao longo desses 60 anos. A obra faz parte da programação oficial do Jubileu de Diamante da profissão e se consolida como um marco histórico para o Sistema CFA/CRAs e para toda a sociedade.

Segundo o vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo, o livro cumpre um papel fundamental ao reunir memória, identidade e perspectiva de futuro. “Esse trabalho marca os 60 anos de regulamentação da profissão de administrador no Brasil. Ele traz a trajetória dessas seis décadas, com casos e marcos de cada era, de cada década, fazendo um registro histórico da profissão no País”, destaca.

A publicação traz um panorama mundial e nacional, abordando os principais acontecimentos que moldaram a Administração brasileira e ajudam a compreender a evolução da profissão e seu impacto no desenvolvimento das organizações e da gestão pública e privada.

“O livro ficou pronto como uma peça da celebração do Jubileu de Diamante da profissão. Recebemos o trabalho pronto e iniciaremos a distribuição aos Conselheiros Federais e aos presidentes dos Conselhos Regionais, para servir como um marco dos 60 anos”, explica Camargo.

Além do conteúdo histórico, a obra se destaca pelo cuidado editorial e pelo projeto gráfico. “É uma peça muito interessante e bonita, tanto em termos de trabalho quanto de design. Traz a história da Administração com depoimentos que são um marco para aqueles que viveram esses 60 anos e, ao mesmo tempo, um horizonte para quem deseja conhecer essa trajetória e seguir no mundo da Administração”, ressalta o vice-presidente.

O lançamento do livro reafirma o compromisso do CFA com a valorização da memória institucional, o fortalecimento da identidade profissional e a inspiração das novas gerações de administradores, celebrando o passado e projetando o futuro da Administração no Brasil.

 

Ana Paula Sousa

Assessoria de Comunicação CFA