A coluna do Lauro Jardim, uma das mais importantes do jornalismo atual brasileiro, trouxe nesta terça-feira, 22, uma nota sobre o levantamento da situação do saneamento básico em Minas Gerais, de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa.
A análise foi feita a partir do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para ajudar os gestores na eficiência da gestão.
O relatório foi apresentado ao governador do estado, Romeu Zema, e revela um retrocesso da Copasa no período de 2006 a 2016 no que diz respeito ao abastecimento com água tratada e em coleta de esgoto.
CFA- Gease
O CFA disponibiliza o acesso à ferramenta a qualquer cidadão.
Confira, abaixo, o passo a passo:
- Acesse gesae.org.br
- Login: publico / Senha: publico
- Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site;
- Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
- Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
- Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
- Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
- Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
Pronto! A ferramenta gerou os resultados.
Assessoria de Comunicação CFA