Você está visualizando atualmente Gestores municipais recebem CFA-Gesae em Palmas

Gestores municipais recebem CFA-Gesae em Palmas

Foi apresentado para a equipe da Prefeitura de Palmas e da Agencia de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP) na tarde da última terça-feira, 16, o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A base de dados foi organizada e cedida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em resposta à solicitação feita pela gestão municipal.

Segundo Juliana Nonaka, presidente da ARP, as informações disponíveis na plataforma oferecida pelo CFA servirá de apoio para o trabalho desenvolvido pela Agência, que é de manter o equilíbrio financeiro do contrato com a concessionária e a mortização tarifária. O objetivo é “conciliar os interesses da administração pública, da concessionária e da população”, enfatiza a presidente.

De acordo com José Antônio Chaves, administrador e membro do CFA responsável pelo sistema, “o resultado do diagnóstico é uma forma dos municípios entenderem o seu sistema de gestão de água e esgoto, principalmente quando se tem uma agência reguladora, como é o caso de Palmas”.

Chaves acrescenta que “quando se examina esses indicadores e correlaciona eles um com os outros é possível indicar melhorias na administração do sistema, tanto custo como qualidade da prestação do serviço”.

Os dados da plataforma do CFA-Gesae são disponibilizados com base nas informações passadas pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC) e são resultados de análises de mais de 70 indicadores distribuídos em 10 áreas chaves.

Fonte: Prefeitura de Palmas