O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 18, o superintendente do Conselho Federal de Administração (CFA), Douglas Evangelista Neto. Ele foi ao Regional para apresentar a palestra “Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Saneamento: Oportunidades para o Administrador”.
Durante a apresentação, o público conheceu o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A ferramenta criada pela autarquia oferece aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.
Douglas mostrou como a gestão nesse setor ainda é ineficaz em boa parte do Brasil. Em São Luis do Maranhão, por exemplo, ele destacou que a maioria das praias da capital maranhense são impróprias para banho por não haver, ainda, uma gestão adequada da rede de esgoto. O mesmo acontecia em Praia Grande.
Entretanto, a gestão do município do litoral paulista investiu pesado em melhorias não só no sistema de água e esgoto, mas em toda a rede de serviços ligados ao uso das praias. Para Douglas, o principal problema do setor não é falta de recursos, mas sim a falta de gestão. “É preciso ter uma pessoa de atitude, que vai lá e faz”, alertou o superintendente.
Para auxiliar nessa gestão, os gestores têm à disposição o CFA-Gease. O sistema permite auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para o sistema de água e esgoto. Além disso, a ferramenta pode ser usada pelo cidadão para acompanhar se os recursos estão sendo aplicados de forma correta.
O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Por meio desses indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: Tarifa média praticada, Despesa de Exploração por m³ Faturado, Despesa de Pessoal por m³, Despesa de Serviços de terceiros por m³, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.
Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações passadas pelo Sistema nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC). A última atualização dessas informações foi feita em 2016.
Confira a palestra sobre o CFA-Gesae na íntegra pelo canal do CRA-RJ no YouTube: https://www.youtube.com/user/CRARJ
O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão. Confira, abaixo, o passo a passo:
1. Acesse www.gesae.org.br
2. Login: publico / Senha: publico 3. Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site; 4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”; 5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar; 6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”; 7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município. 8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita. 9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.
|
Assessoria de Comunicação CFA