Um dos maiores jornais do mundo, o “El País”, publicou na última segunda-feira (26), a matéria em sua página na internet sobre o estudo do CFA, que aponta que o Amazonas não investe em melhorias de saneamento básico. Este estudo é fruto de dados do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços de Água e Esgotos (CFA-Gesae), ferramenta desenvolvida pelo CFA que permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio dos indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada.
Segundo El País, “um relatório do Conselho Federal de Administração (CFA) evidenciou a falta de universalização do serviço de água potável no estado do Amazonas e associou à perda de cerca de 65% do faturamento por furtos e falhas no sistema de tubulação velho. Isso ‘prejudica os investimentos’ para expandir o serviço e faz com que a região tenha tarifas mais caras”, pontuou o periódico.
A publicação feita com o título “¿Cómo tribus del Amazonas pasan de talar árboles a vivir del turismo?” que em português significa “Como as tribos da Amazônia vão desde derrubar árvores até viver no turismo?”. A reportagem destacou os programas de apoio de ONGs focadas no desenvolvimento sustentável, as comunidades comprometidas com o turismo, porém, ainda segundo a matéria, a falta de saneamento básico é um dos problemas para a capital amazonense.
Acesse a matéria completa aqui.
O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão. Confira, abaixo, o passo a passo:
- Acesse gesae.org.br
- Login: publico / Senha: publico
- Clique na opção “Benchmarking” localizada ao lado esquerdo do site;
- Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
- Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
- Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
- Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome do município. Pode colocar mais de um nome de município.
- Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
- Pronto! A ferramenta gerou os resultados.
Assessoria de Comunicação CFA