A fim de elaborar diretrizes, manuais e outros materiais de apoio destinados a auxiliar tanto o Conselho Federal de Administração (CFA) quanto os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) na implementação e fortalecimento das práticas de governança, o CFA criou, por meio da Portaria CFA nº 45, o Grupo de Trabalho para a Criação de Procedimentos em Governança.
A iniciativa visa aperfeiçoar os pilares fundamentais da transparência, eficiência e prestação de contas no âmbito do Sistema CFA/CRAs. Por meio dela, pretende-se consolidar um ambiente de gestão exemplar, promovendo a excelência nas atividades administrativas e o alinhamento aos mais elevados padrões de conduta profissional.
O grupo de trabalho é formado por uma equipe multidisciplinar composta por representantes de diferentes regiões do país. Ele é coordenado pelo conselheiro federal do CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes (RR). O vice-coordenador é o Adm. Aurivan de Castro (TO) e o grupo conta, ainda, com a participação dos seguintes membros: Adm. Filipe Santana Lima (BA), Admª. Eliane Coelho da Silva Reis (SP) e Admª. Samara Regina Bernardino (SC).
Entre os compromissos do grupo de trabalho estão a implementação do Código de Conduta, a realização de capacitações sobre sua elaboração e a promoção de palestras que abordam questões sensíveis como o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Está prevista, ainda, a adoção de políticas de compliance e anticorrupção, juntamente com a implementação de procedimentos e processos de gestão de riscos. Tais iniciativas visam não apenas mitigar potenciais vulnerabilidades, mas também assegurar a conformidade com normas e regulamentos pertinentes, fortalecendo a integridade institucional.
Para saber mais, acompanhe todas as ações do Grupo de Trabalho para a Criação de Procedimentos em Governança no site do CFA: www.cfa.org.br.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA