O Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste (Erpa Sudeste 2025) começou oficialmente nesta quarta-feira (24), em Belo Horizonte, com uma cerimônia de abertura marcada pela presença de autoridades, gestores públicos, estudantes e profissionais de Administração. Promovido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o evento, realizado no espaço Unimed, traz como tema central “Gestão de Mudanças, Adaptabilidade, Negócios e Oportunidades”, reforçando o papel estratégico da profissão diante dos novos desafios do mercado.
Após a apresentação cultural do grupo Sarandeiros e a execução do hino nacional brasileiro, interpretado pela cantora Paula Sete, os presidentes dos CRAs que fazem parte da Região Sudeste se uniram ao presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo no dispositivo de honra.
O primeiro a discursar foi o presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso. Além de agradecer a presença do público, ele lembrou das últimas edições do Encontro, realizadas em Vitória-ES.
“Nós recebemos o Erpa em 2023 e 2024 e tivemos um retorno muito positivo dos participantes, tanto do Sistema quanto da sociedade, que destacaram quanto esse evento agrega valor, amplia conhecimentos e cria conexões valiosas. E hoje, é com muita alegria, que estamos aqui retribuindo a parceria do Jehu e a presença sempre tão calorosa do CRA-MG em nossos eventos”, afirmou.
Em seguida, o diretor de Administração e Finanças do CRA-RJ, Adm. Miguel Marun, falou da satisfação em representar o presidente do Regional, Adm. Wagner Siqueira, e adiantou uma informação para o público:
“Em agosto de 2026 esperamos todos vocês na próxima edição do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sudeste”, revelou o administrador.
Para o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Witaker, o Erpa Sudeste tem um significado importante: a união dos CRAs. “É a prova de que, junto, somos mais fortes, e conduzidos pelo CFA, podemos fazer um Sistema ainda mais forte. Completamos 60 anos com uma jornada de inovação e contribuição para o desenvolvimento do nosso país”, disse.
O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, foi o último a discursar. Ele agradeceu a parceria dos Regionais e reforçou a importância da profissão para a geração de emprego e renda. Ele também voltou a destacar números que mostram a presença da Administração no país: são mais de 470 mil registrados e mais de dois milhões de estudantes matriculados em cursos na área da Administração.
“O nosso futuro está nesses dois milhões de estudantes e é preciso proteger as prerrogativas desses profissionais e garantir que eles cheguem ao mercado preparados para fazer a diferença”, ressaltou.
Palestra Magna
Para encerrar a noite de abertura do Erpa Sudeste 2025, a CEO e sócia do G4 Educação, Misa Antonini, subiu ao palco para conduzir a palestra magna “Do planejamento ao propósito: a jornada de maturidade das empresas ao longo dos anos”. A apresentação foi feita pela vice-presidente do CRA-MG, Admª Nádia Venuto.
Misa deu uma aula sobre os estágios de vida de uma empresa. O primeiro deles é a do início da operação e de sobrevivência. É uma fase que, segundo ela, de muito desafio. O estágio dois é o da tração.
“É uma fase em que o gestor apaga muito incêndio e é preciso alinhar a visão entre as áreas e estruturar lideranças intermediárias”, comentou.
Depois vem a estabilidade e a palestrante trouxe exemplos reais de empresas que chegaram a este nível. Contudo, no estágio quatro, é comum a acomodação, onde o produto não agrega mais valor. Para superar isso, é recomendado alinhar a liderança a estratégia.
O estágio final é a fase em que a empresa alcançou um nível de maturidade significante. Até mesmo nessa etapa, o gestor terá que superar desafios. Ao final, Misa respondeu perguntas dos participantes.
O Erpa Sudeste segue até sexta-feira, 26 de setembro. Para acompanhar o evento, acompanhe pelo canal do CRA-MG no YouTube: https://www.youtube.com/live/zYLCTK7dCTo?si=hdJxyQVlePmhYGNo
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
