O XIX Fórum Internacional de Administração (FIA) deu início oficialmente à sua programação na noite desta quarta-feira (26), no Centro de Eventos Brasil XXI, em Brasília. Com o tema “Legado, futuro e espiritualidade”, o evento celebra os 60 anos da Administração e convida profissionais, estudantes e especialistas a refletirem sobre os avanços da área, os desafios contemporâneos e o papel da espiritualidade na liderança e na gestão.
Promovido pelo CRA-DF, com apoio do Sistema CFA/CRAs, o FIA seguirá até o dia 28 de novembro, reunindo administradores, gestores públicos, empreendedores, autoridades políticas e acadêmicas. A solenidade de abertura contou com um dispositivo de honra ampliado, formado por autoridades do Sistema CFA/CRAs e representantes do Governo do Distrito Federal e do Legislativo.
Além do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo; e do presidente do CRA-DF, Adm. Hélio Queiroz; também compuseram a mesa:
- Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal
- José Humberto Pires de Araújo, secretário de Estado do Governo do Distrito Federal
- Manoel de Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal
- Izalci Lucas, senador
- Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF
Durante sua fala, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, destacou a importância de 2025 como marco histórico para a profissão, que celebra seu Jubileu de Diamante.
“São seis décadas de uma profissão que nasceu para organizar sonhos, estruturar estratégias, gerar desenvolvimento e impulsionar o Brasil rumo ao progresso. E neste ciclo tão precioso, esta edição do FIA se torna a grande celebração final, a cereja do bolo de um ano inteiro dedicado à nossa história, às nossas conquistas e, principalmente, ao nosso compromisso com o futuro”, afirmou.
Hélio destacou que a cidade que sedia o FIA foi concebida com propósito, erguida com determinação e movida pela esperança de um Brasil melhor. “Que o Fórum siga este mesmo espírito, o espírito do sono que se transforma em ação, a fé que impulsiona, do planejamento que organiza, da gestão que entrega resultados e da união que constrói pontes entre pessoas e instituições. Desejo que cada um de vocês aqui presentes, que possam levar consigo boas lembranças e que a tua vida seja como Brasília feita de sonhos e de fé”, disse.
A vice-governadora Celina Leão falou que é Administradora e dedica o sucesso na sua carreira profissional a sua formação acadêmica. “Meu primeiro curso superior foi administração e ele foi o pilar pra todo o meu sucesso da minha carreira profissional. Eu não sou o acaso da política, eu sou uma administradora formada que planeja, executa e vence: é isso administração”, destacou.
Izalci falou dos problemas políticos que afetam o Brasil, entre eles o roubo ao INSS. “Foram mais de R$ 6 bilhões roubados por falta de controle porque não tem informatização, não tem sistema. Então, esse é um desafio Hélio, que eu acho que vocês precisam discutir: quais são as contribuições que os administradores podem fazer para o nosso país. Os administradores têm essa explosão, essa missão, nós precisamos de vocês pra resgatar esse país”, pontuou o parlamentar.
O evento segue nos próximos dias com palestras, painéis e atividades que aprofundam o diálogo sobre inovação, governança, gestão pública, empreendedorismo e novas competências para o profissional de Administração. Com programação diversa e presença de especialistas nacionais e internacionais, o FIA consolida-se como um dos maiores e mais relevantes encontros da área no país.
Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
