Aconteceu, em Belém do Pará, nos dias 23 e 24 de junho, a 9ª e 10ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Administração (CFA). O encontro reuniu os 27 conselheiros federais para debater as diretrizes da profissão em um ano marcante — o do Jubileu de Diamante da Administração.
Na abertura do encontro, o conselheiro federal pelo estado do Pará, Adm. Mauro Leônidas, falou da satisfação em receber os colegas da Administração na capital paraense. “Eu chamo a capital da Amazônia, Belém do Pará, a cidade das Mangueiras, a capital do mundo por sediar, em novembro, a COP-30. E como sempre a gente tem falado, nosso evento é o pré COP-30”, disse.
O conselheiro agradeceu o apoio do CFA para a realização do evento em Belém do Pará e elogiou o empenho do presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio, na condução da organização do evento. “É um evento que está sendo realizado aqui em Belém e tenham certeza que foi pensado em todos os detalhes, justamente porque o presidente Fábio Lúcio é detalhista. Ele reúne, ele conversa, ele vê aonde pode acontecer, ele faz simulações aonde pode acontecer as falhas para que a gente possa antecipadamente consertar”, falou.
Para o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, os 60 anos da Administração merecem uma grande celebração, um evento trabalhado com carinho. “Vocês aqui do estado, do Pará, nos recebe e nos proporciona eventos de uma magnitude ímpar. Portanto, receba os agradecimentos do Sistema CFA-CRAs”, afirmou.
As reuniões plenárias aconteceram na sede da Associação Comercial do Pará. A entidade, que é uma das mais longevas do país, com 206 anos de história, abrigou o CRA-PA no seu início. De acordo com o presidente do CRA-PA, receber o Sistema CFA/CRAs na Associação é algo especial. “Essa casa tem uma história fantástica. É uma associação muito tradicional, conservadora. Depois de 202 anos, a casa passou a ter uma mulher presidente, a nossa amiga Elizabete Grunvald”, destacou.
Assim como na reunião da diretoria, a pauta das reuniões plenárias teve projetos do Proder, ações do Jubileu de Diamante da Administração, mudanças na Revista Brasileira de Administração, Encontros Regionais de Administração e o Fórum Internacional de Administração, ações de fiscalização e registro, entre outros.
Dentro da plenária aconteceu, ainda, a entrega da primeira medalha do Jubileu de Diamante da Administração, criada para homenagear pessoas e instituições cuja trajetória pessoal e profissional tenha contribuído para a valorização da Administração ao logo desses 60 anos. A homenageada foi a Associação Comercial do Pará, representada pela presidente da ACP, Elizabete Grunval. A medalha foi entregue pelo presidente do CRA-PA, Adm. Fábio Lúcio.
Até o final do ano, outros grandes nomes, de norte ao sul do Brasil, também serão homenageados com a medalha do Jubileu de Diamante da Administração.

Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA
