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Câmaras Institucionais do CFA debatem métodos ágeis e otimização da gestão

Os coordenadores Institucionais do Conselho Federal de Administração (CFA), receberam nesta semana, quinta e sexta-feira (10 e 11), mais uma capacitação voltada ao aperfeiçoamento do trabalho em equipe, intitulado “Metodologia ágil”. A intenção do treinamento é tornar as rotinas de trabalho ainda mais eficientes e assertivas sob a ótica da gestão. O encontro  aconteceu no Plenário Belmiro Siqueira e contou com a presença do presidente do CFA, Mauro Kreuz. 

“Conversar sobre projetos é sempre um desafio, e eu costumo falar para as pessoas que gestão é administração em ação. Entender os caminhos do planejamento, da execução, monitorar e controlar as atividades, querendo ou não, deve ser uma missão diária para qualquer setor ou segmento.”, disse o diretor de Comunicação e Marketing do CFA, Diego da Costa.

Participante da capacitação e coordenadora de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, Juliana dos Reis, revela que as “rotinas de trabalho do setor onde ele trabalha, contará o envolvimento e gerenciamento das metodologias apresentadas no curso, principalmente para as tarefas e processos de tomada de decisões estratégicas – sempre em busca de melhores resultados”.

Eficiência, inspeção e adaptação

A Câmara de Comunicação e Marketing do CFA, desde 2019, coleciona métodos e estratégias advindas da experiência do Scrum e Kanban – principalmente no uso de processos de trabalho. Mas o que seriam essas duas terminologias?

No Scrum, um projeto é dividido em tarefas, com funções definidas em ciclos regulares (chamado Sprint) para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final dos ciclos, acontece reunião de equipe – com apresentação do trabalho feito ou o que cotidianamente tem sido realizado.  O Scrum se alicerça em três bases: transparência, inspeção e adaptação. Apesar de ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos e programas.

Já o Kanban gerencia a criação de produtos, com foco na entrega contínua (para funções rotineiras). Nele, é trabalhada a priorização das tarefas mais importantes. Um dos diferenciais do Kanban é a utilização de quadro onde são visualizadas as tarefas, divididas em quatro grupos: 1) projetos em andamento; 2) tarefas entregues; 3) não entregues; e 4) em teste (a serem aprovados).

Além de dinamizar e organizar melhor os processos de trabalho, o Scrum e Kanban também fortalece e motiva a equipe a cada etapa realizada, como revela Diego da Costa. Confira no vídeo! 



Paulo Melo
Assessoria de Comunicação CFA