O Erpa Sudeste 2025 teve espaço para a produção acadêmica. O evento recebeu a submissão de dezenas de artigos científicos que foram produzidos dentro do tema central “Tecnologia, Metodologias Inovadoras e Marco Regulatório na Educação à Distância no Brasil”.
A apresentação foi conduzida pelo Adm. Rosendo Magela Reis, conselheiro do CRA-MG, que destacou a qualidade das pesquisas e sua relevância para o futuro da Administração no Brasil.
O primeiro lugar na categoria Profissional ficou com o artigo “O E-Learning e o Impacto do Novo Marco Regulatório do Ensino à Distância no Brasil”, de autoria de Cintia Varandas Ladeira e Caroline Leal Ribas
O artigo analisa os efeitos da nova legislação educacional, em vigor desde 2025, sobre a oferta e a qualidade dos cursos de Administração. A pesquisa combina dados nacionais e internacionais e conclui que, embora o EaD tenha democratizado o acesso, o novo marco representa uma virada rumo a um modelo mais qualitativo, com ênfase em práticas presenciais e síncronas.
Já o primeiro lugar na categoria Acadêmica foi concedido ao trabalho “Regulação e Inovação na EaD: Os Ambientes Virtuais como Espaço de Disputa e Transformação no Ensino Superior Brasileiro”, de autoria de Luiz Roberto Veloso da Silva e Heraclides Veloso Marques, da Unimontes.
O artigo investiga os impactos do novo Decreto nº 12.456/2025 sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), questionando até que ponto a regulação favorece ou limita a inovação tecnológica. A pesquisa conclui que, embora haja avanços em qualidade, ainda são necessárias políticas públicas mais inclusivas e estratégias que incentivem a inovação nos ambientes digitais.
Os trabalhos reforçam a importância do debate sobre qualidade, inovação e inclusão no ensino a distância, especialmente na formação de administradores para um cenário cada vez mais desafiador e digital.


Assessoria de Comunicação CFA
