Você está visualizando atualmente <strong>Administradores serão homenageados com a láurea máxima da categoria</strong>

Administradores serão homenageados com a láurea máxima da categoria

No dia 31 de março, o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), a Academia Cearense de Administração (Acad) e a Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE) realizarão a entrega do prêmio Troféu Jangadeiro. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz, estará no evento para prestigiar os administradores que serão homenageados com a honraria.

O Troféu é a láurea máxima dos profissionais de Administração do Ceará e é dedicada àqueles que se destacam em razão da vitoriosa trajetória profissional e dos relevantes serviços prestados à organizações. Cada ano é homenageado um profissional e os próximos a serem agraciados são o sócio proprietário do Shopping Benfica, Adm. João Soares Neto, e o presidente do Fortaleza Esporte Clube e sócio do Colégio Darwin, Adm. Marcelo Cunha da Paz. Ele foram os escolhidos para receber o Troféu referentes aos anos de 2019 e 2020, respectivamente.

A solenidade acontecerá no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza-CE, a partir das 19h.

Dragão do Mar

O Troféu Jangadeiro faz memória ao cearense Francisco José do Nascimento, o “Chico da Matilde”, que entrou para a história como o Dragão do Mar. Jangadeiro, ele liderou, em 1881, uma luta pelo fim da escravidão no Estado do Ceará. Naquela época, Chico e seus colegas se recusaram a embarcar, no porto de Fortaleza, os escravizados que seriam levados para as províncias do sul.

Essa atitude do jangadeiro paralisou o mercado escravagista, o que levou o Ceará a ser a primeira província a abolir, em 1884, a escravidão. Somente quatro anos depois é que o país ficaria poria fim à escravidão por meio da Lei Áurea.

Devido ao pioneirismo cearense, Chico e seus companheiros embarcaram para o Rio de Janeiro, onde participou das comemorações pela abolição no Ceará. Um dos fatos curiosos daquela ocasião foi o fato dele ter levado uma de suas jangadas, nomeada Liberdade. A recepção e as comemorações abolicionistas na Corte ajudaram a consolidar a alcunha de Dragão do Mar. 



Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA