A administração de marketing é um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valores tangíveis e intangíveis para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Conforme estabelecido na lei n.º 4769/1965, a administração mercadológica – que mais tarde também passou a ser chamada de administração de marketing – é também uma prerrogativa de atuação do administrador. É, ainda, uma área reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no Código Brasileiro de Ocupações (CBO) item n.º 2521-05 – Administrador de Marketing.
Muitos imaginam que o marketing se resume à elaboração de propagandas ou à venda de produtos a qualquer custo. Esta visão sobre a área precisa mudar. Na atualidade, tanto os bacharéis quanto os tecnólogos em marketing podem se registrar nos Conselhos Regionais de Administração e atuar nessa área profissional.
A área é muito promissora sob o ponto de vista econômico e tem um vasto mercado a ser explorado. Os profissionais dessa área devem ser capazes de ler dados e deles extrair informações importantes. Devem trabalhar com essas informações para traçar o melhor plano de marketing e a melhor estratégia a ser seguida. O marketing tradicional e o marketing digital devem ser reconhecidos e aplicados por esses profissionais. Não basta criar uma estratégia sofisticada; ela deve ser possível de ser reproduzida por um grupo operacional.
São funções importantes da rotina diária do administrador dessa área determinar as metas e os objetivos da empresa e ajudar a definir como o produto será feito, constituir uma equipe de vendas, estabelecer o produto a ser entregue e precificá-lo.
Uma ferramenta importante nesse trabalho é o plano de marketing. Ele deve expressar como você irá alcançar os objetivos e metas da estratégia de marketing. O plano de marketing deve conter: o objetivo (isto é, como aumentar o número de vendas do seu negócio) e a estratégia de marketing (estabelecer o foco em novos segmentos de mercado; neste plano, são desenvolvidas as campanhas de comunicação voltadas para esse novo público) e, por último, a ação de marketing, que é a execução dos trabalhos em várias estratégias de ação.
Todos os setores da sociedade utilizam o marketing para projetar suas ações e seus negócios. É peça fundamental no plano de negócios de uma empresa privada. No terceiro setor e no setor público, desempenha papel importante para o alcance social das ações.
Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 5.