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Administração Financeira e Orçamentária

Administração Financeira

O grande desafio dos gestores na atualidade tem sido o equilíbrio nas contas. Em momentos de crise, prevalece o rigor no controle financeiro e a necessidade de usar a criatividade para contornar o quadro crítico de pouca circulação da moeda. A figura do administrador financeiro aparece como alguém capaz de equilibrar as despesas, potencializar as receitas e buscar o desenvolvimento, identificando formas de fomentar a produção. O setor financeiro deve ser a maior fonte de informação para as decisões sobre os investimentos e para alavancar os almejados superávits.

Conforme estabelecido na lei n.º 4769/1965, a área financeira é uma prerrogativa de atuação do administrador. O artigo 2º da lei n.º 4769/1965, que regulamenta a profissão de administração, estabelece que a atividade do profissional de administração financeira será exercida por profissão liberal ou não. Também é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no Código Brasileiro de Ocupações (CBO no item n.º 2521-05 – Administrador Financeiro).

A administração financeira (ou gestão financeira) é o conjunto de procedimentos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle de todas as movimentações financeiras de uma empresa. É a técnica utilizada para realizar o planejamento e a análise de investimentos e meios viáveis para a obtenção de recursos para financiamento das operações da empresa, garantindo seu desenvolvimento e evitando gastos desnecessários, além de controlar da melhor forma possível a concessão de crédito para clientes, entre outras atividades.

Assim como as outras, essa é uma área essencial para o alcance dos resultados da empresa, pois gerencia os recursos financeiros necessários para subsidiar as suas operações, além de trabalhar com os índices de lucratividade na iniciativa privada ou com o orçamento nas organizações públicas. A área financeira de qualquer organização é a espinha dorsal de uma estrutura. Se tudo vai bem, as outras áreas têm melhores condições para operar. Por isso, o profissional desta área deve estar preparado e ser um diferencial dentro da gestão da empresa pública ou privada.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 1.

 

Administração Orçamentária

Conforme estabelecido na lei n.º 4769/1965, a área de orçamento é também uma prerrogativa de atuação do administrador. É reconhecida também pelo ministério do trabalho e emprego, no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), item n.º 2521-05 – Administrador de Orçamento.

Os profissionais que atuam nesta área da Administração elaboram e analisam os orçamentos anuais das empresas públicas e privadas. Eles planejam e organizam as equipes de propostas, definindo as responsabilidades e metas intermediárias e finais. Além disso, tais profissionais desenvolvem os projetos, elaboram os cronogramas e relatórios, controlam indicadores, elaboram a proposta técnica e supervisionam as atividades de campo, seguros e impostos.

A rotina de trabalho desse profissional começa no orçamento pelos seus objetivos, estabelecendo onde a organização almeja chegar. Então, é conduzida a análise dos pontos fortes e fracos, sempre buscando alocar os recursos da maneira mais eficiente e aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para a empresa.

Os orçamentos nas áreas empresariais se dividem em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens – demonstrativo de resultados (DR), orçamento de capital e orçamento de caixa.

Já o conjunto que compreende os orçamentos públicos são documentos aprovados por lei. Contemplam as ações governamentais, desdobradas em programas e metas, além das prioridades de programas a executar, previsão de receitas e estimativa de despesas a serem realizadas por um governo em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano. Esse conjunto se divide em três peças: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual.

A administração orçamentária é o marco do início de qualquer negócio ou organização. Grande parte das empresas brasileiras termina suas atividades por falta de um planejamento orçamentário consistente. Grande parte dos governos têm gestões deficientes por não cumprirem seus orçamentos.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 22.