Você está visualizando atualmente Administração de Produção

Administração de Produção

Em uma definição simples, pode-se afirmar que a Administração de Produção ou Administração de Operações é a função administrativa responsável pelo estudo e desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Este é um ramo da profissão que historicamente absorve muita gente no mercado de trabalho. Na lei n.º 4769/1965, que regulamenta a profissão, expressa no Art. 2º, alínea “B”, a administração da produção como atividade privativa dos administradores.

As funções de produção são divididas em: produção, gerentes de produção e administração da produção. Na produção, encarrega-se de reunir os recursos para a produção de bens e serviços. Os gerentes de produção se encarregam de controlar os recursos envolvidos pela função produção. A administração da produção é a gestão da função produção desempenhada de maneira eficiente.

O administrador de produção pode atuar na linha de frente de uma empresa (administradores operacionais) ou na retaguarda (administradores táticos). Os administradores de produção operacionais são aqueles que possuem um contato maior com os consumidores, portanto atuam no processamento. Já os administradores de produção táticos e estratégicos possuem um baixo contato com o consumidor, atuando no processamento de materiais e informações e na tomada de decisões.

A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos: estratégia de produção (as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo); Projeto de produtos e serviços (criação e melhoria de produtos e serviços); Sistemas de produção (arranjo físico e fluxos produtivos); Arranjos produtivos (produção artesanal, produção em massa e produção enxuta); Ergonomia; Estudo de tempos e movimentos; Planejamento da produção (planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento); Planejamento e controle de projetos.

O processo produtivo consiste na transformação de entradas (input) de materiais e serviços em saídas (output) de outros materiais e serviços. Transformação é o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Os processos de transformação podem ser de vários tipos. De materiais processam suas propriedades físicas (forma, composição, características), localização (empresas distribuidoras ou de frete) ou posse (empresas de varejo); de informações – processam a forma da informação (ex. contadores), localização (ex. empresa de telecomunicações) ou posse (ex. consultoria, serviços de notícias, etc.); de consumidores – processam condições físicas (ex. médicos), de localização (acomodação: ex. hotéis), de estado psicológico (indústria do entretenimento), etc.

Guia da Profissão: Ramos da Administração / Rogério Ramos. – Brasília: Conselho Federal de Administração, 2022. Capítulo 21.