O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública. Foi desenvolvido com o objetivo de construir uma infraestrutura de processos e documentos administrativos eletrônicos e, atualmente, é adotado em diversos órgãos públicos do país, inclusive pelo Sistema CFA/CRAs.
No entanto, apesar de muito utilizada, a ferramenta ainda gerava algumas dúvidas devido à grande gama de informações. Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) decidiu lançar vídeos explicativos para auxiliar os colaboradores do Sistema, e demais usuários de outros órgãos, que aderiram à plataforma de gestão documental.
Os tutoriais são úteis tanto para aqueles usuários que já têm conhecimento da ferramenta, quanto para aquelas pessoas que ainda não adquiriram familiaridade com o funcionamento da mesma. Além disso, promovem a disseminação do uso do SEI de forma mais eficaz.
No Sistema
O CFA utiliza, gratuitamente, o SEI desde abril de 2016, após assinar convênio com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A autarquia foi o primeiro conselho profissional a adotar a ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Entre os benefícios gerados pelo sistema, estão a economia e celeridade.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em 2020, o CFA e os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) mudaram suas rotinas presenciais. As atividades desenvolvidas pelo Sistema CFA/CRAs continuam em andamento via on-line. O trabalho dos presidentes dos CFA e dos Regionais, dos conselheiros federais e regionais e dos colaboradores não parou. A maioria está em home office e o SEI se revelou um meio importante de manter o trabalho da autarquia de forma remota e segura.
Assessoria de Comunicação CFA